10ª Semana da Imagem na Comunicação

Entre os dias 15 e 17 de maio, s 20h, acontece no Miniauditório Pedro Pinto a 10ª Semana da Imagem na Comunicação. Neste ano em versão pocket, o evento articula novas pesquisas acadêmicas acerca do audiovisual com reconhecidas produções do mercado gaúcho. A ideia é fazer um bate-papo informal com uma importante proposta: a realização de uma ponte entre mercado e academia, com a discussão de conceitos e a análise de filmes, curtas e produções para a internet.

As três mesas temáticas vão ocorrer com a presença de professores e realizadores convidados. Confira as datas e os temas:

No dia 15 de maio, Rangel Redaelli e Giba Assis Brasil discutem os “glifos durantes no audiovisual”, especialmente sobre a produção de gráficos audiovisuais no filme “O homem que copiava”, de Jorge Furtado

No dia 16, Sonia Montaño e o coletivo Shoot the Shitabordam a “ecologia audiovisual na web”, especialmente sobre a produção e disseminação de projetos colaborativos na internet

E no dia 17, Cybeli Moraes e Gustavo Spolidoro discutem a “pausa audiovisual”, especialmente sobre os filmes “Ainda Orangotangos” e “Início do fim”

Palestrantes

Rangel Redaelli é mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012). Formado em publicidade pela Universidade de Caxias do Sul, atua no mercado publicitário desde 1994. É diretor da agência Infoco Propaganda e especialista em gestão empresarial MBA na Faculdade da Serra Gaúcha. Giba Assis Brasil édiretor, roteirista e montador. Foi um dos fundadores da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. Colaborou como roteirista com Carlos Gerbase em Tolerância (2000) e escreveu minisséries para televisão. É dele a montagem de praticamente todos os filmes de Jorge Furtado, incluindo os curtas Ilha das Flores (1989), Esta não é a sua vida (1991) e os longas Houve uma vez dois verões (2002), O homem que copiava (2003), Meu tio matou um cara (2004) e Saneamento básico, o filme (2007). Ganhou o prêmio de melhor montagem no Festival de Gramado por Sal de Prata (2005), de Carlos Gerbase. Dá aulas de roteiro no curso de comunicação da UFRGS e no curso de realização audiovisual da Unisinos.

Sonia Montaño é mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2007) e atualmente cursa Doutorado em Ciências da Comunicação na mesma instituição, na qual atua também como docente no curso de Comunicação Digital. É jornalista freelancer no Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento e em diversos veículos de comunicação. O coletivo Shoot the shit, formado pelos publicitários Luciano Braga, Giovani Groff e Gabriel Gomes foi fundado em 2010 com o lema “vamos transformar Porto Alegre na melhor cidade do Brasil”. O grupo já desenvolveu ações de grande repercussão e disseminação na web como “Paraíso do Golfe” – ganhador do Prêmio Universitário no Festival Mundial de Publicidade de Gramado de 2011 – “#poaprecisa”, “Mexa-se”, “Salve uma vida” e a polêmica ação de adesivagem nas paradas “Que ônibus passa aqui”. Detalhes do coletivo no sitehttp://www.shoottheshit.cc/

Cybeli Moraes é doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012) e professora dos cursos de Jornalismo e Comunicação Digital na mesma universidade. É assessora de imprensa do Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento, trabalhando também para diversos projetos culturais.Gustavo Spolidoro é formado em Comunicação Social e atualmente finaliza seu Mestrado na PUC/RS. Desde 1998 realizou 15 curtas e 3 longas, tendo recebido mais de 70 prêmios e participado de festivais como Berlim, Rotterdam e Sundance. Dirigiu os longas “Ainda Orangotangos” (2007), “Gigante – como o Inter Conquistou o Mundo” (2007) e “Morro do Céu” (2009). Atualmente finaliza o longa “Errante – Um Filme de Encontros”, projeto do seu mestrado. Foi produtor executivo de “Cão sem Dono” (2007), longa de Beto Brant e Renato Ciasca. Foi Diretor nas Campanhas de Tarso Genro ao Governo do RS em 2002 e 2010. Desde 2003, é também um dos organizadores do festival “Cine Esquema Novo”. E desde 2006 é professor do Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (TECCINE) na PUC/RS, em Porto Alegre.

Promoção e Realização

TCAv (Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e tecnocultura: comunicação, memória e design)
PPGCC – Comunicação Social – UNISINOS

Coordenação

Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (coordenador)
Profª. Drª. Cybeli Almeida Moraes

+ Talvez você se interesse por: