Arte e pesquisa na Semana da Imagem 2018: o design, os sons e as imagens interativas de Alessandra Bochio e Felipe Castellani

Como últimos convidados para a Semana da Imagem de 2018 teremos Alessandra Bochio e Felipe Castellani. Ambos possuem uma trajetória imersa na arte e na pesquisa. Além de artista multimídia, Alessandra é também professora e pesquisadora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Felipe é Músico, artista multimídia, pesquisador e professor; tem mestrado e doutorado em música na área de Processos Criativos pelo Instituto de Artes da Unicamp, e bacharel em composição musical pela Faculdade Santa Marcelina.

Alessandra fez Licenciatura Plena em Arte pelo Centro Universitário Belas Artes e é Bacharel em Artes Plásticas pelo IA/UNESP. Em sua trajetória como pesquisadora a convidada realizou doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da ECA/USP, sob orientação da Profa. Dra. Monica Tavares e com bolsa CAPES. O mestrado foi realizado na área das Artes, pela Universidade Estadual Paulista IA/UNESP.
Em 2014 organizou o livro “corpo_arte_tecnologia”, que pretende “levar o leitor a apreciar pensamentos que discutem variadas questões, como o corpo no universo da ciência e da tecnologia; o corpo no ambiente do ciberespaço e o corpo como agente de mediação”. Para baixar o livro, acesse https://goo.gl/xXW9Ry

Atualmente faz parte do grupo de pesquisa Arte, Design e Mídias digitais (ECA/USP). Desenvolve sua subjetividade artística se dedicando a trabalhos colaborativos, realizando performances e instalações audiovisuais. Nesse segmento, apresentou trabalhos nas mostras Vestígios Paulistanos (2016) e Arquinterface (2015), ambas na Galeria de Arte Digital do SESI-SP, no Sonorities Festival (2014), em Belfast, no Instituto Cervantes (2014) e na Université Paris 8 (2014), ambos em Paris, no evento #12.ART (2013), em Brasília, dentre outros. Em 2016, foi selecionada para o Programa de Residência Artística LabMis e para o Programa de Exposições Individuais do Centro Cultural São Paulo.
Felipe Castellani, em suas pesquisas práticas e teóricas, têm como campo problemático a criação musical em relação a outras práticas artísticas, como o vídeo e a dança, especificamente em contextos de criação coletiva e colaborativa. Desenvolve instalações interativas, videoinstalações e performances audiovisuais em parceria com artistas de diversas áreas, dentre eles está Alessandra Bochio, os músicos Rogério Costa e Alexandre Zamith, a bailarina Zélia Monteiro, a performer Leticia Sekito, dentre outros.

Participou de eventos nacionais e internacionais dedicados à criação artística experimental, como o Festival Música Nova, o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, o Sonorities Festival (Belfast, Irlanda do Norte), o Festival Sonoimágenes (Buenos Aires, Argentina), a Mostra Arquinterface (Galeria de Arte do Sesi-SP), o Programa de Exposições Individuais do Centro Cultural São Paulo, a Mostra Labmis 2016 (MIS-SP), dentre outros. Entre 2013 e 2014 realizou estágio de pesquisa no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM), Université Paris 8/ Maison des Sciences de l’Homme Paris Nord.

Lecionou nos cursos de Produção de música eletrônica e de Rádio, televisão e internet da Universidade Anhembi Morumbi. É membro do Grupo de Pesquisas em Estudos de Gênero, Corpo e Música (IA-UFRGS); do Grupo de Estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea (PUC-SP), do coletivo NME e do grupo de improvisação audiovisual Entremeios. Atualmente desenvolve seu Pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Para conhecer um pouco mais os trabalhos artísticos de Alessandra Bochio e Felipe Castellani acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=2-Ypled0GLk

::

Alessandra Bochio e Felipe Castellani são nomes confirmados para a Semana da Imagem deste ano. As falas estão marcadas para o dia 17 de maio com o seguinte tema: Design e imagens interativas. Acompanhe nossas postagens para saber mais sobre os convidados, suas pesquisas e também sobre o evento.

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta