As faces das mídias contemporâneas a partir do design e da tecnocultura na 16º Semana da Imagem

A dispersão, a estética, a ética, os ruídos e a memória das mídias são facetas possíveis para acompanhar os fenômenos que incidem na contemporaneidade. E em meio ao turbilhão de tecnologias midiáticas, o design, a arte e a tecnocultura apontam pistas para entendermos as conexões entre os sujeitos, as imagens e as sonoridades. Com base nesse cenário, a 16º Semana da Imagem na Comunicação será um ambiente de diálogos que incitaram os devires e as manifestações das mais diversas materialidades audiovisuais.

A 16º Semana da Imagem ocorre entre os dias 14 e 17 de maio, das 20h às 22h, no auditório Bruno Hammes no campus Unisinos de São Leopoldo. Neste ano, os convidados apresentarão seus estudos, os objetos de pesquisas que permeiam o tema do evento: “Design, Imagem e Tecnocultura”.

Na segunda-feira, 14 de maio, o convidado internacional Peter Krapp, iniciará as palestras da Semana da Imagem com a ênfase nas aparições do Glitch e do erro digital. O professor de Estudos de Cinema e Mídia na Universidade da Califórnia em Irvine (EUA) desenvolve trabalhos que articulam Media Studies, Literatura Comparada e Filosofia, voltados para a memória cultural, jogos, materialidades digitais, história e teoria dos gadgets.

No dia 15 de maio, terça-feira, a professora e pesquisadora Priscila Arantes abordará o tema Imagens e Arquivos da Violência. Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e ao Curso de Arte: História, Crítica e Curadoria (PUC/SP), Arantes também investiga questões relacionadas às estéticas e práticas artísticas contemporâneas no contexto latino-americano.

Na quarta-feira, dia 16 de maio, a palestra Walter Benjamin e Aby Warburg – algumas notas sobre Altas Mnemosyne e Passagens será ministrada pela convidada Gabriela Reinaldo. A professora e pesquisadora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade do Ceará (UFC/CE) coordena o laboratório de Estudos de Estética e Imagem (Imago) e também desenvolve trabalhos no campo da Semiótica e da Comunicação Social com ênfase em Cultura, Literatura, Tradução Intersemiótica, Mito, Vilém Flusser e João Guimarães Rosa.

No dia 17 de maio, quinta-feira, os pesquisadores e artistas Alessandra Bochio e Felipe Castellani encerrarão o ciclo das palestras do evento com o tema Design e Imagens Interativas. Vinculada ao Instituto de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS), a professora trabalha com questões voltadas ao corpo, às tecnologias. Além disso, Bochio também atua com ênfase na arte multimídia se dedicando às performances e instalações audiovisuais. Castellani, por sua vez, desenvolve estudos do pós-doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/RS) e realiza experimentações artísticas nas áreas do vídeo e da dança.

A Semana da Imagem é uma realização do grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação Memória e Design (TCAv) do PPGC da Unisinos. O evento é gratuito e aberto para a comunidade acadêmica.


Acompanhe online

As palestras e demais notícias da 16º Semana da Imagem serão transmitidas simultaneamente pelo canal do Youtube e pelas redes sociais Facebook, Twitter e site do TCAv.

 

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta