Cem anos de Marshall McLuhan

Ainda dividindo os seus leitores entre amores e ódios, o polêmico filósofo e educador canadense Marshall McLuhan ocupa um lugar indiscutível na lista dos principais pensadores dos meios de comunicação na cultura. Nascido em Edmonton, em 21 de julho de 1911, o autor de conceitos como “aldeia global” e “o meio é a mensagem” será lembrado em diversos eventos internacionais, em 2011, que terão além do tom comemorativo pelo centenário a busca de atualização do seu pensamento.

Ainda com prazo para envio de artigos até o dia 7 de janeiro de 2011, a Conferência Internacional McLuhan Galaxy Barcelona 2011 “Understanding Media, Today” acontecerá em Barcelona, Espanha, entre 23-25 de Maio do próximo ano. Maiores informações podem ser encontradas em www.mcluhangalaxy.net.

Já de 23 a 26 de junho de 2011, em Edmonton, cidade natal de McLuhan, a Media Ecology Association realizará seu congresso anual nesta cidade para promover o diálogo acadêmico e chamar atenção para a ecologia das mídias e a relevância do escopo do trabalho de McLuhan para as paisagens midiáticas urbanas contemporâneas. O evento terá mesas e apresentações de trabalhos sobre os mais diversos temas que, de alguma forma, estejam relacionados com Marshall McLuhan. Para este evento, o envio de papers foi encerrado no dia 15 de dezembro. Do grupo Audiovisualidades e Tecnoculturas, Sonia Montaño e Suzana Kilpp enviaram uma proposta de artigo com o título “Metodologia das Molduras e ecologia do audiovisual”. Maiores informações podem ser encontradas em: www.media-ecology.org.

+ Talvez você se interesse por: