Convidada para Semana da Imagem 2018 com o tema “Imagens e Arquivos da Violência.”

Priscila Arantes é pós-doutora pela Penn State University (USA) e UNICAMP. Possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e atua no campo da arte e estética contemporânea como crítica, curadora e pesquisadora.

É professora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É diretora artística e curadora do Paço das Artes, instituição do estado de São Paulo, desde 2007.

Priscila Arantes

É autora de Reescrituras da Arte Contemporânea: história, arquivo e mídia (Sulina, 2015), Arte @ Mídia: perspectivas da Estética Digital (Senac/FAPESP), co-autora de Estéticas tecnológicas: novas formas de sentir (EDUC/SP), e organizadora de mais de quinze publicações sobre arte e estética contemporânea.

Atua em grupos de pesquisa e como colaboradora em periódicos nacionais e internacionais, nas áreas de arte e design. Recebeu diversos prêmios, entre eles da Society of Latin American Studies (2016), da Fundacion Cisneros/Getty Foundation/ (2016), e da Getty Foundation (2012). Foi finalista do 48º Prêmio Jabuti pela publicação Arte@Mídia: perspectivas da estética digital (Senac/FAPESP).

Atualmente se dedica a pesquisa “Memórias Sobreviventes: estratégias da arte e do design em situações extremas” que investiga práticas artísticas e do design latino-americanos contemporâneos.

Destacamos:

* A curadoria de “Arquivo Vivo” (2013) que integra a trilogia formada pelos projetos “Livro-Acervo” (2010) e “Para Além do Arquivo” (2012), esse último em parceria com o curador Cauê Alves. Propostas dedicadas ao arquivo em sua relação com a história, a memória e o esquecimento.

* A exposição “Arquivo vivo” resultou de sua pesquisa de pós-doutorado realizado junto à Penn State University (EUA) em 2012. Clique para ver um registro sobre a exposição.

* O livro “Programando o Visível” (2018) que apresenta seis obras de Harun Farocki: Paralelo I-IV (2012-2014), Interface (1995) e Frases de impacto, imagens de impacto, Uma conversa com Vilém Flusser (1986), organizado por Priscila Arantes juntamente com Jane de Almeida e Patrícia Moran. Currículo completo http://lattes.cnpq.br/9220155250600700.

:::

Priscila Arantes é um dos nomes confirmados para o segundo dia da Semana da Imagem deste ano, 15 de maio. Acompanhe nossas postagens para saber mais sobre os convidados, suas pesquisas e também sobre o evento.

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta