Ivana Bentes encerrará evento com reflexão sobre a autonomia das imagens

ivana bentesAo longo da história do cinema e do vídeo, as imagens ganharam cada vez mais autonomia, extrapolaram o campo da representação e se tornaram sujeitos, personagens. Esse é o ponto de partida da palestra que a pesquisadora da UFRJ, Ivana Bentes, fará no último dia da XI Semana da Imagem na Comunicação, que acontece na Unisinos de 20 a 23 de maio, com grupos de trabalho tarde e palestras noite.

A imagem como “forma que pensa”, que afeta e é afetada, está carregada de todas as qualidades e potencialidades dos seres vivos. Ivana pensa a imagem não como a representação de algo, mas como um campo de forças, um “complexo” que se relaciona com diferentes campos, que assume diferentes funções na arte, no teatro, na ciência e na vida social.

Graduada, mestre e doutora em Comunicação pela UFRJ, Ivana Bentes é professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ e Diretora da Escola de Comunicação da mesma universidade. É curadora na área de arte e mídia, cinema, audiovisual. Entre suas obras estão “Ecos do Cinema – de Lumière ao digital” (Editora UFRJ, 2007) e “Avatar: o Futuro do Cinema e a Ecologia das Imagens Digitais” (com Erick Felinto: Sulina, 2010).

Você pode gostar...