O Código HE-MAN: Narrativas Forjadas em um banco de dados Analógico

postado em: Bancas | 0
Da esquerda para direita: Prof. Dr. Roberto Tietzmann (PUC-RS) , agora Mestre Augusto Ramos Bozzetti, o orientador e Prof. Dr. João Damasceno Martins Lacerda (UNISINOS) e Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS).

 Na última terça-feira, dia 26 de março de 2019, foi realizada a defesa de dissertação do integrante do Grupo TCAv, Augusto Ramos Bozzetti. Com o título “O Código HE-MAN: Narrativas Forjadas em um banco de dados Analógico”.

A pesquisa busca compreender como o ambiente televisivo se organizou e obrigou os desenhos animados, mais especificamente a série “He-Man e os Defensores do Universo”, a trabalhar através da modularidade, uma lógica de código e programação na qual seus conteúdos se originam. A banca foi composta pelo professor da PUC-RS, Prof. Dr. Roberto Tietzmann, pelos professores da Unisinos e integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer e o orientador e Prof. Dr. João Damasceno Martins Lacerda.

Para demonstrar visualmente seu objeto empírico, Augusto elaborou, através de papel de acetato, recriações do desenho que, posteriormente, foram fotografadas frame por frame pelo telefone celular que colocados em movimento se assemelhavam ao original. E desta forma, procurou-se identificar como a modularidade deste objeto age para produzir os sentidos experimentados durante a sua fruição.

Em breve, a dissertação estará disponível no Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos.

Deixe uma resposta