Pesquisa com objetos híbridos encerra Semana da Imagem

iphone 2 imagem2Tiago Ricciardi Correa Lopes, doutor em Ciências da Comunicação, professor da UNISINOS e palestrante da 12ª Semana da Imagem na Comunicação, pesquisa a audiovisualidade das mídias locativas. Um campo que, muito em função da evolução tecnológica, vive em constante metamorfose de formatos. Tiago assume a dificuldade de lidar com este tipo de objeto:
_ Dificuldades teórico-metodológicas, que surgem quase sempre em decorrência do caráter híbrido destes objetos, que impedem que o pesquisador trabalhe em uma única perspectiva de abordagem, demandando metodologias de análise mais fluídas e dinâmicas que os métodos tradicionais.

No terceiro dia de palestras da Semana da Imagem, dia 15, das 20h s 22h, o professor Tiago irá falar sobre Audiovisualidades de mídias locativas, moderado pela também doutora e professora do PPG, Sonia Montaño. Tiago tentou resumir um pouco a sua pesquisa:
_ Trata de novos formatos audiovisuais para dispositivos móveis, especialmente aqueles que utilizam as funcionalidades de geolocalização (GPS) e realidade aumentada.
Aí que o professor se refere como audiovisualidades locativas e explica que, a maior parte dos exemplos que usa é de aplicativos para dispositivos móveis voltados para turismo, jogos digitais e outros projetos artísticos.
_ A partir deles, busco analisar as linguagens, a narrativa, as relações com o corpo e com o espaço urbano, os aspectos históricos e culturais, dentre outros tópicos. Ainda tento sempre mostrar como as características observadas nos casos analisados fazem parte de uma rede de fenômenos mais abrangente.
No campo da produção imagética, Tiago conclui que a principal característica da estética dessas audiovisualidades locativas é a criação de imagens que se mostram menos como ‘janelas’ para outro mundo e mais como objetos que desafiam o corpo a tocá-los, manipulá-los e confrontá-los com a arquitetura e o mobiliário urbanos.
E é sobre esse mundo imagético dos dispositivos móveis que será a pelestra “Audiovisualidades de mídias locativas: narrativa e performance com dispositivos móveis no espaço urbano”. Ficou curioso para saber como o professor irá abordar esse assunto na palestra? Ele dá um gostinho:
_ Apresentarei algumas implicações culturais decorrentes do impacto das tecnologias móveis na sociedade contemporânea e problematizarei esse cenário no contexto das minhas preocupações de pesquisa. Vou trazer alguns dos casos analisados e também exemplos de outras manifestações culturais relacionadas ao fenômeno de expansão das mídias móveis. Por fim, pretendo apresentar os principais resultados da pesquisa, tentando dar respostas a questões referentes s características de linguagem e estética dos materiais analisados.

A 12ª Semana da Imagem na Comunicação acontece entre os dias 13 e 15 de maio no Miniauditório da área da Ciências da Comunicação, das 20h s 22h.

+ Talvez você se interesse por: