Pesquisadora da obra de Vilém Flusser e Walter Benjamin vem à Semana da Imagem 2018

Gabriela Reinaldo é pós-doutora pelo Departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge – UK, doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), metra também em Comunicação e Semiótica na PUC/SP e graduada e Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Na sua experiência fora do Brasil, Gabriela investigou as representações do Brasil realizadas por artistas cientistas do século XIX e também teve contato com o The Warburg Institute, ligado à Universidade de Londres, pesquisando e participando de eventos. Hoje, é professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), ministrando aulas para a graduação e mestrado em Comunicação.

Gabriela Reinaldo

Coordena o Imago – Laboratório de Estudos de Estética e Imagem, que é um desdobramento do Grupo de Pesquisa Vilém Flusser. Estes dois projetos abrigam pesquisas como “Tradução Intersemiótica: a relação palavra e imagem”, que aborda discussões entre o campo da escrita e o campo da imagem em dimensões gráficas, textuais e sonoras; e “As faces do rosto”, no qual se investiga essa parte do corpo tão essencial no desenvolvimento humano, social e midiático, de modo a entender melhor a constelação de rostos contemporâneos e o que eles implicam em nossos modos de ser e estar no mundo.

Gabriela tem experiência na área de Semiótica, com ênfase em Comunicação Social e Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Semiótica peirceana, Semiótica da Cultura, Mito, Tradução Intersemiótica e entre culturas, Literatura, Vilém Flusser e João Guimarães Rosa.

Destacamos:
* Obra Uma cantiga de se fechar os olhos: mito e música em Guimarães Rosa. Publicação feita em 2005, pela editora Annablume.

* Fala na conferência de abertura no I Colóquio de Poesia e Tradução, em 2015. “Viver é encargo de pouco proveito e muito desempenho – sobre tradução e linguagem em Vilém Flusser e João Guimarães Rosa” – https://www.youtube.com/watch?v=EBcauF6RUjA

:::

Gabriela Reinaldo é um dos nomes confirmados para a Semana da Imagem deste ano. Sua fala está marcada para o dia 16 de maio e terá o seguinte tema: Walter Benjamin e Aby Warburg – algumas notas sobre Atlas Mnemosyne e Passagens. Acompanhe nossas postagens para saber mais sobre os convidados, suas pesquisas e também sobre o evento.

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta