Segunda noite da Semana da Imagem: YouTube e ecologia do audiovisual

Uma pequena mudança na agenda da X Semana da Imagem foi aunuciada hoje. Por razões de força maior o coletivo Shoot the Shit não poderá comparecer e um novo palestrante apresentará sua pesquisa de mestrado.

A mesa desta quarta-feira, dia 16 de maio (sempre s 20h no Miniauditório Pedro Pinto), está composta, então, pela doutoranda Sonia Montaño e o mestrando André Conti Silva.

Ambos com data de defesa marcada, a tese de Sonia Montaño, Jornalista e Mestre em Comunicação, será defendida no dia 30 de maio e tem como título “Plataformas de vídeo: apontamentos para uma ecologia do audiovisual da web” . A tese aborda os modos como o audiovisual é construído na interface e nos usos nas plataformas YouTube e Justin TV.

A dissertação de André Conti Silva, publicitário e mestrando em Design, será defendida no dia 6 de junho e tem como título ““What’s up guys!? Mystery Guitar Man here! Design estratégico e comunicação na construção do Sistema-produto audiovisual na internet”. A pesquisa aborda principalmente a produção audiovisual do canal/usuário Mysteryguitarman no YouTube.

O debate promete adentrar um audiovisual construído num estágio da técnica marcado pelo acesso aos mais diversos dispositivos de produção, editação e reapropriação de imagens e por interfaces que possibilitam usos dos mais diversos, desde amadores a profissionais. Essas características da plataforma YouTube oferece novos sentidos ao vídeo e ao audiovisual que, ao mesmo tempo, reciclam e transformam o modo de enunciar o vídeo nas mídias audiovisuais anteriories.

+ Talvez você se interesse por: