Semana da Imagem 2016: um debate sobre a imagem para além de sua superfície

tcav 2015A Semana da Imagem na Comunicação Unisinos de 2016, promovida pelo Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), será realizada entre os dias 15 e 18 deste mês. As palestras iniciam às 20 horas no Auditório Pe. Bruno Hammes – localizado no setor E do campus São Leopoldo. Com a temática “Memória das Imagens, Imagens da Memória”, o evento contará com a participação de quatro palestrantes.

Na primeira noite, 15, segunda-feira, o convidado será César Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentará seu trabalho intitulado A dupla face da memória: experiência subjetiva e rememoração histórica. No dia 16, terça-feira, a palestra será ministrada por Giselle Beiguelman, da Universidade de São Paulo (USP), cujo tema será Imagens Ruidosas. No dia 17, quarta-feira, a presença será de Massimo Canevacci, que falará aos alunos e convidados sobre Memória Ubíqua. E, por fim, a noite de encerramento, 18, quinta-feira, será com a palestra de Roberto Tietzmann, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sobre A televisão no Brasil antes de Chateubriand: a construção de um imaginário sobre o meio através da imprensa.

De acordo com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação Unisinos, Gustavo Daudt Fischer, os convidados deste ano possuem relação com o foco do TCAv, “as abordagens serão de questões concernentes à imagem com provocações para olharmos para além do que a imagem nos diz na superfície. É nesse sentido que as imagens têm “memória””, afirma.

Além disso, cada um dos palestrantes trará perspectivas do mesmo tema, tratando com diferentes objetos de estudo, como televisão, cinema, fotografia, web, entre outros, o que permite, segundo Fischer, “que possamos pensar os conceitos e os objetos em um período que nos provoca muitas interrogações sobre o mundo que as imagens instauram”, conclui.

Há 17 anos promovendo discussões

A Semana da Imagem é realizada desde 1999, e sua primeira edição ocorreu por iniciativa do Grupo de Estudos da Imagem na Comunicação, visando o compartilhamento de conhecimento. Até 2005, o evento teve oito edições sucessivas, sempre com produtiva repercussão entre alunos e professores. Em 2010, o Grupo de Pesquisa TCAv deu seguimento aos estudos do antigo grupo, e retomou a Semana da Imagem. Ao total, já foram realizadas doze edições, contando com mais de 60 palestrantes e debatedores importantes para o âmbito comunicacional.

Nesta nova fase, as pesquisas trabalhadas possuem a temática em “Mídias e Processos Audiovisuais”, que é uma das linhas de pesquisas do Programa de Pós-Graduação da instituição. Assim, o evento se propõe a avaliar o estatuto da imagem na contemporaneidade, bem como o impacto do software nos processos de comunicação, e implementar a articulação entre o ensino de graduação e pesquisa de pós-graduação.

Para Fischer, a Semana da Imagem tem uma importância muito grande para a área da Comunicação da Unisinos, “este é um evento que existe desde antes da constituição do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e, portanto, tem a tradição de envolver pesquisadores nacionais e internacionais apresentando suas ideias a alunos tanto da graduação como da pós”, comenta.

Assim, como contribuição, a Semana da Imagem acaba por difundir e articular pesquisas sobre os reflexos da convergência digital e sobre a produção audiovisual, e também permite uma discussão sobre as estratégias de enfrentamento do aparelho audiovisual contemporâneo em pesquisas tanto teóricas, quanto experimentais, que contribuam no avanço das técnicas.

Você pode gostar...