Semana da Imagem na Comunicação será de 15 a 18 de agosto

sem imagemCom o tema Memória das imagens, Imagens da memória, será realizada a 14a. Semana da Imagem na Comunicação entre os dias 15 e 18 de agosto das 20 às 22h, no Auditório Bruno Hammes na Unisinos. Contaremos com quatro pesquisadores de áreas interdisciplinares que abordam o tema central nas diversas perspectivas.

Segunda-feira (15/08) – A dupla face da memória: experiência subjetiva e rememoração histórica – César Guimarães – professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) pesquisa as áreas de cinema moderno (ficção e documentário) e experiência estética. Entre outras obras, é autor de Imagens da memória: entre o legível e o visível. (UFMG, 1997).
Terça-feira (16/08) – Imagens ruidosas– Giselle Beiguelman – artista e professora Livre-Docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Dedica-se à pesquisas na área de preservação da arte digital, do patrimônio imaterial e do design de interface. É autora de livros como Nomadismos Tecnológicos (Senac, 2011) e Futuros Possíveis: Arte, Museus e Arquivos Digitais (Peirópolis, 2014).
Quarta-feira (17/08) – Memória Ubíqua – Massimo Canevacci – professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma. Como professor visitante atuou em diversas universidades europeias, americanas e asiáticas. Desde 1984 ensina e faz pesquisa também no Brasil. Atualmente é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP). Entre suas obras estão Comunicação Visual (Brasiliense, 2009) e Fetichismos Visuais – Corpos Erópticos e Metrópole Comunicacional. ( Ateliê Editorial, 2008).
Quinta-feira (18/08) – A televisão no Brasil antes de Chateaubriand: a construção de um imaginário sobre o
meio através da imprensa – Roberto Tietzmann –
 realizador audiovisual, professor e pesquisador da Faculdade de comunicação social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Audiovisual Digital e coordenador adjunto do DaVis, Projeto de pesquisa interdisciplinar de mineração visual de dados. Suas principais áreas de pesquisa estão nas fronteiras entre o audiovisual, o design e a tecnologia.

Você pode gostar...