Tecnocultura Audiovisual: temas, metodologias e questões de pesquisa

Os desafios da pesquisa em comunicação audiovisual passam por questões como a crescente complexidade dos seus objetos de pesquisa e a necessidade que eles demandam de complexas metodologias de pesquisa. Assistimos à formação de uma videoteca universal e, paralelamente, de uma infinita enciclopédia de novos termos usados para tentar explicar essa tecnocultura na qual se tornam outros a cada instante. Enquanto se canibalizam imagens produzidas pelas mídias, e as provindas de outras áreas e produzidas por outros saberes e finalidades, e se dispõe ao consumo quaisquer dessas imagens, por fim situadas na interseção de campos, tecnologias e suportes, verifica-se haver uma grande diversidade de sujeitos-usuários envolvidos no processo de sua produção e compartilhamento.

O livro dá lugar à apresentação e ao questionamento das metodologias de pesquisa em comunicação audiovisual, propostas por cada autor como contribuições à pesquisa. Mas também dá a ver os bastidores das pesquisas aqui apresentadas e discutidas, o que tem sido pouco praticado na área.

Os autores do livro integram o grupo de pesquisa “Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design” (TCAv), do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). São autores que se encontram em diferentes momentos de seu percurso como pesquisadores.

KILPP, Suzana. Tecnocultura audiovisual. Temas, metodologias e questões de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015. v. 1. 207p

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta