Imagens geradas nas mais diversas épocas e com as mais diversas tecnologias convivem conosco todos os dias com suas sonoridades, formas, cores e texturas específicas. Esta realidade emerge de uma cultura que ao mesmo tempo se reinventa com as tecnologias que disponibiliza. Trata-se de uma dinâmica tecnocultural mediada por softwares e por diversos sujeitos que participam deste processo. O certo é que que as imagens e seus aparelhos mediáticos in-formam: dão forma a uma realidade segundo as suas próprias leis. O modo de projetar as imagens, suas formas e as maneiras como elas dão forma à cultura contemporânea é o tema central da 16. Semana da Imagem na Comunicação.
Entre os dias 14 e 17 de maio, das 20 às 22h, no Auditório Bruno Hammes, o tema Design, Imagem e Tecnocultura reúne pesquisadores nacionais e internacionais que partilharão suas pesquisas com estudantes de graduação e pós-graduação em Comunicação, Design e outras áreas, além de todos os interessados nos Estudos da Imagem.
Na segunda-feira, dia 14 de maio, Peter Krapp, pesquisador americano e professor de Estudos de Cinema e Mídia na Universidade da Califórnia em Irvine. Possui estudos voltados para o tema da memória cultural, desenvolvendo trabalhos que contribuam para a história e teoria dos gadgets, jogos e materialidades digitais. Ele abordará o tema Glitch e o erro digital.
Na terça-feira dia 15 de maio será a vez de Priscila Arantes, crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e do curso Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP. É também diretora artística e curadora do Paço das Artes, instituição do estado de São Paulo, desde 2007. A pesquisadora tratará de Imagens e Arquivos da Violência.
Na quarta-feira, dia 16 de maio, Gabriela Reinaldo, professora do Instituto de Cultura e Arte, o ICA, da Universidade Federal do Ceará (UFC), coordenadora do laboratório de Estudos de Estética e Imagem, o Imago, e um dos nomes da pesquisa sobre o filósofo Vilém Flusser no Brasil, recuperará o pensamento de autores que contribuíram para os estudos da imagem numa perspectiva tecnocultural e do design. O assunto a ser abordado na palestra será Walter Benjamin e Aby Warburg – algumas notas sobre Atlas Mnemosyne e Passagens.
Encerrando o evento, no dia 17 de maio, teremos a participação de Alessandra Bochio, Artista multimídia, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É também membro dos Grupos de Pesquisas Arte, Design e Mídias Digitais (ECA/USP). Como artista se dedica a trabalhos colaborativos na realização de performances e instalações audiovisuais. A pesquisadora abordará o tema Design e imagens interativas.
Promovida pelo Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, memória e design (TCAv), a Semana da Imagem vem consolidando um espaço de reflexão e socialização de conhecimento sobre o lugar da imagem nos estudos midiáticos e na construção das formas de vida contemporâneas. O evento é aberto e gratuito.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.