O discente Gabriel Rocha Palma enfrentou sua qualificação de mestrado na última segunda-feira, dia 18/07, às 14h, a partir da pesquisa intitulada “As remixabilidades audiovisuais nos challenges da plataforma TikTok”, em banca remota formada pelo orientador Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS) e pelos avaliadores Prof. Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes (UNISINOS) e Profa. Dra. Cybeli Almeida Moraes (UNISINOS).
Palma abriu sua apresentação traçando um perfil da plataforma TikTok, um aplicativo de rede social que se origina de outros dois (o Musical.ly, que já circulou no Brasil e o Douyin, que seguiu na China como uma espécie de versão exclusiva desse país) e se baseia na criação e compartilhamento de vídeos curtos produzidos a partir de um banco de dados de arquivos de áudio e ferramentas de edição de vídeo.
O problema de pesquisa, que passou por vários estágios e ainda segue em transformação, está baseado no misto Bergsoniano, conforme proposto por Deleuze, de maneira que a ideia é procurar estabelecer um objeto de pesquisa que possui dois lados, um virtual e a um atual. Assim, a proposta é tentar perceber o remix como uma audiovisualidade, ou seja, como uma qualidade audiovisual que dura no tempo e que, por sua vez, se atualiza no TikTok, mais especificamente na funcionalidade challenges.
Assim, esse desenho leva ao objetivo geral do trabalho através da pergunta “Quais remixabilidades audiovisuais surgem dos challenges do TikTok?”, problema que se estabelece na perspectiva das audiovisualidades da tecnocultura. Os objetivos específicos, então, passam por conceituar o TikTok como uma ocorrência de uma tecnocultura audiovisual da contemporaneidade, assim como poder escavar camadas num movimento baseado na ideia da arqueologia das mídias, que, por fim, pretende poder autenticar as remixabilidades audiovisuais que daí surgem.
A fundamentação teórica construída pela investigação parte, portanto, da arqueologia das mídias, pois é um campo de estudo que ajuda a entender os diversos elementos de mídia que carregam resquícios de outros dispositivos e linguagens observados na plataforma. Além disso, busca na questão da cultura do remix uma maneira de entender este conceito, seja a partir da ideia de Sample/Reprodução Mecânica (NAVAS, 2012) ou nos diversos usos que a palavra possui. Outra ideia explorada é, portanto, a de remixabilidade profunda (MANOVICH, 2006), que tem aqui o papel de organizar o âmbito virtual do problema de pesquisa. Por fim, Gabriel Palma procura na noção de dispositivo (PARENTE, 2007) uma forma de perceber o Tiktok como um dispositivo tecnocultural na tentativa de se aproximar do conceito das audiovisualidades.
O arranjo metodológico inicialmente desenvolvido pela pesquisa está organizado em três eixos: a Flânerie, movimento baseado no personagem do flâneur, de Benjamin, as Coleções, agrupamentos de imagens que organizam os objetos a partir de afinidades eletivas, além do procedimento de Dissecação, movimento que pretende extrair sentidos das imagens ao analisa-las retiradas de seu fluxo original.
A Flânerie, então, foi feita a partir de uma navegação sem login pela plataforma. Dessa maneira, Palma procurou se colocar como um estrangeiro na plataforma, iniciando sua experiência do “zero” para ter acesso aos vídeos que se tornavam tendência.
A partir disso, as primeiras coleções construídas foram as que o autor chamou de “2000s”, que abordam a cultura (filmes, música, moda) dos anos 2000, “A Queda”, vídeos que tem como base a música de título homônimo da cantora Glória Groove e “Coração Cachorro”, fenômeno que também se baseia numa canção de grande repercussão.
A Dissecação, por sua vez, permitiu, a partir de um procedimento de escavação, extrair algumas qualidades audiovisuais do TikTok com base em um exame vertical do funcionamento da plataforma. Essas qualidades foram organizadas em camadas distribuídas hierarquicamente e que foram chamadas de (em ordem): Filtro, Performance/Sonora, Software e Banco de Dados;
Com a conclusão de que o texto de Gabriel Palma já está a esta altura bastante maduro e conciso, a banca avaliadora aprovou o trabalho, a partir de sugestões como aprofundamento da relação entre as camadas encontradas nos movimentos dissecatórios e uma melhor contextualização das bases epistemológicas em que a pesquisa se fundamenta para que seja possível perceber quais as tendências que se atualizam nessas remixabilidades audiovisuais.
Texto: Augusto Bozzetti
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.