Cinema, TV e internet: Semana da Imagem abordará diferentes perspectivas do audiovisual

A Semana da Imagem na Comunicação Unisinos de 2017 será realizada entre os dias 8 e 10 de maio. O evento, que está em sua 15ª edição, ocorre desde 1999 com o intuito de produzir e compartilhar conhecimento sobre os paradigmas técnicos, estéticos e culturais das imagens. Os três palestrantes são doutores em comunicação que têm em comum, além do interesse por diferentes faces do audiovisual, a vinculação com o Grupo de Pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação Memória e Design (TCAv), promotor do evento. As palestras ocorrem no Laboratório Avançado de Tecnologias de Informação e Comunicação (Labtics), antigo auditório Érico Veríssimo, a partir das 20h.

No ano passado a Semana da Imagem trouxe quatro pesquisadores de fora para debater o tema “Memória das Imagens, Imagens da Memória”. A ideia nesse ano foi trazer pesquisadores ligados ao programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da universidade, mais especificamente a Linha de Pesquisa I – Mídias e Processos Audiovisuais. O objetivo é dar visibilidade e movimento às pesquisas recentes realizadas neste espaço atualizando e ampliando o debate teórico e metodológico dos estudos do audiovisual e das audiovisualidades. O evento é voltado para estudantes de comunicação e demais interessados em produções cientificas da área.

Na segunda-feira, dia 8, Ricardo Weschenfelder irá apresentar o processo e resultados de sua pesquisa de doutorada defendida no ano passado com o título “Rastros do invisível no plano cinematográfico”. A partir da invenção do que chamou “metodologia do invisível” Weschenfelder procurou perceber os rastros do invisível no plano cinematográfico do filme O Eclipse, de M. Antonioni. O trabalho completo pode ser acessado no repositório de teses da Unisinos. Ricardo possui graduação em Cinema e Vídeo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e atua como realizador audiovisual.

Na terça-feira, dia 9, Lúcio Siqueira Amaral Filho, apresentará o tema “Do player à interface: escavações publicitárias no YouTube em busca da relação entre os meios”, também resultado de sua tese de doutorado defendida em 2016. A pesquisa de Amaral tem como objeto empírico peças publicitárias produzidas para o YouTube e buscou compreender, entre outras coisas, as audiovisualidades publicitárias do jogo entre o usuário e a interface. Lúcio possui mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná, graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria e é também especialista em Gestão de Marketing e MBA em Comunicação e Processos Midiáticos. Atualmente atua como professor universitário na área da comunicação.

Para encerrar, na quarta-feira, dia 10, o pesquisador e professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Unisinos, João Martins Ladeira, abordará o tema “Imitação do excesso: televisão, streaming e o Brasil”, título do livro de sua autoria lançado em abril. A obra traça um panorama do audiovisual no Brasil enquanto negócio. De um lado a televisão ainda como hegemonia na comunicação brasileira de outro a expansão dos serviços de streaming que ensaiam novas lógicas de produção e distribuição audiovisual, ainda que muito atreladas às mídias anteriores. O livro encontra-se disponível em ebook na Amazon e na Livraria Cultura e também em versões físicas no site da Folio Digital. João possui doutorado em sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2009), mestrado e graduação em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2003, 2001).

Acompanhe online

Para quem ficou interessado nas temáticas abordadas e não terá disponibilidade para comparecer ao local, o evento será transmitido simultaneamente via streaming. A primeira palestra estará disponível aqui, a segunda neste link e a última neste outro, para acessar basta digitar o login e senha da Minha Unisinos ou se cadastrar como convidado. Além disso será possível acompanhar a cobertura completa do evento através do site, no Facebook e no Twitter do TCAv. As palestras completas desta e outras edições do evento estarão disponíveis no canal da Semana da Imagem no Youtube.

Deixe um comentário