Debates em torno da Arqueologia das Mídias

postado em: Atualizações | 0

Acontece nesta quarta-feira, dia 08/07, às 19h, a primeira live da série “Arqueologia das Mídias 101”, uma iniciativa da Escola de Comunicação e do projeto LabMem que busca debater em torno do tema da Arqueologia das Mídias, tão caro pra quem se interessa pela pesquisa em Comunicação. Neste primeiro encontro, intitulado “De que Arqueologia das Mídias estamos falando?”, Gustavo Fischer (TCAv-LabMem/UNISINOS @labmem) e Marcio Telles (Escola de Comunicação/UFRGS @edecomunicacao) vão discutir os fundamentos teóricos dessa corrente teórico-metodológica tão importante. Destinada a pesquisadores, alunos de pós-graduação e demais interessados, os debates serão transmitidos pelo canal do Youtube da Escola de Comunicação (https://bit.ly/canaledecom).

Para equipar os espectadores em torno de uma melhor compreensão a respeito desse agir arqueológico, que ajuda a desconstruir determinadas certezas históricas e repensar o passado das mídias, os organizadores sugerem uma bibliografia básica composta pelas obras “What is media archeology?”, de Jussi Parikka, “Mídias Ópticas”, de Friedrich Kittler e ”Arqueologia das Mídias”, de Siegfried Zielinski, certamente um compêndio inicial bastante significativo.

Sugestões de leitura para iniciar-se na Arqueologia das Mídias

Além desta primeira live, já há também a previsão de uma segunda edição, onde a discussão vai recair sobre as metodologias do fazer mídia-arqueológico, uma forma de desdobrar o assunto da teoria para a prática que com certeza é interesse central na Arqueologia das Mídias. Não dá pra perder!

Deixe uma resposta