#Divã Pop S3E7: “Navegar era preciso: histórias da pesquisa em internet”

postado em: Atualizações | 0

O Divã Pop é o Podcast do Grupo de Pesquisa CULTPOP – Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, do Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS. No Podcast são discutidos temas ligados à vida acadêmica, consumo, linguagens, produção, circulação, recepção, gênero, entre outros. 

No episódio S3E7 do podcast “Divã Pop”, chamado “Navegar era preciso: histórias da pesquisa em internet”, os professores e pesquisadores Eduardo Pellanda, (PUCRS), André Pase (PUCRS), Gustavo Fischer (UNISINOS) e Adri Amaral (CULTPOP/UNISINOS) abrem suas “caixas pretas” da memória e comentam histórias da internet dos anos 90. Dentre as questões, como foi ser “pesquisador nativo digital”?  

Uma geração de pesquisadores que iniciou sua trajetória acadêmica junto com os desenvolvimentos da pesquisa sobre a temática da comunicação e cultura digital no Brasil, enquanto acompanhavam o desenvolvimento de plataformas e tecnologias como estudantes, usuários e profissionais. 

Discussões a respeito das transformações nas interfaces da web e o debate clássico entre pessimistas e otimistas, são trazidos nesse episódio. Outros pontos como o overload information, desinformação e a emergência de práticas e movimentos sociais inovadores.  Quais os legados dessa memória para os estudos em cultura digital no Brasil? 

Você pode escutar ao episódio S3E7 neste link, aqui.

E para dar uma olhada nos outros episódios do “Divã Pop”, clique aqui.

Deixe uma resposta