E-book Territórios afetivos da Imagem e do som

postado em: Atualizações, Livros, Publicações | 0

O e-book Territórios afetivos da Imagem e do Som é fruto do projeto de pesquisa Cartografias do Urbano da Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagens, Lugares e Territorialidades em Perspectiva Comparada, desenvolvido pelas Universidade Federal Fluminense, Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Unisinos e Universidade Federal de Pernambuco, contemplado no edital PROCAD/CAPES (2013). As perspectivas desse projeto também foram apresentadas no Webseminário – Territórios afetivos da imagem e do som, ocorrido nos dias 21, 25 e 28 de setembro de 2020, organizado pelos pesquisadores Simone Pereira de Sá (UFF), Adriana Amaral (Unisinos), Jeder Janotti Jr. (UFPE) e Thiago Soares (UFPE) e com apoio da CAPES/PROCAD. A matéria completa sobre o Webseminário – Territórios afetivos da imagem e do som pode ser acessada clicando aqui.

O livro, organizado em doze capítulos, explora o papel da cultura sonora e audiovisual na construção, tensionamento e disputas em torno dos espaços e ambientes urbanos, periféricos, translocais e/ou virtuais, tendo em vista uma cartografia de territórios que contemplam som, imagens e música segundo múltiplas perspectivas. 

A partir da proposta do projeto em refletir sobre as diversas articulações entre a música, a imagem, espaço e territorialidades, no capítulo Streaming de vídeo enquanto dispositivo: primeiras incursões de uma visada tecnocultural sobre a Amazon Prime, os tecavianos Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer e o doutorando Lucas Mello Ness apresentam algumas percepções sobre a Amazon Prime segundo a dimensão que a compreenda como um fenômeno da tecnocultura audiovisual. Assim, explorando a noção de dispositivo, (PARENTE, 2007), articulada a um olhar sobre o Prime Vídeo, segundo as suas manifestações recorrentes, entre as telas e imagens – com maior incidência sobre recursos de “X-RAY”, apontam considerações destes elementos enquanto formadores do Prime vídeo, considerado como dispositivo de uma tecnocultura audiovisual.

O E-book é gratuito e pode ser acessado através do link:


Texto: Flóra Simon da Silva

Deixe uma resposta