III Seminário Mídia GP Mídia e Memória – Memória: Personagens, Lugares e Objetos

O Grupo de Pesquisa Mídia e Memória – Construção de Identidades, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas promoveu, entre os dias 18 e 19 de agosto de 2020, o III Seminário Memória: Personagens, Lugares e Objetos.
O evento contou com a palestra de abertura “Nostalgia e Aceleracionismo: a temporalidade do fim”, proferida pelo professor Marcos Natali (USP), no dia 18 e, no dia 19, Alejandra Vitale (Universidade de Buenos Aires) proferiu a palestra “Estudiar la memoria en los discursos. De los golpes militares a los archivos de la represión”. A programação do evento contou ainda com apresentações de trabalhos de integrantes do grupo de pesquisa.

A discente de doutorado do TCAv, Aline Corso, foi ouvinte do evento e comenta a experiência em participar do evento e entrar em contato com outro grupo de pesquisa que também estuda a memória, mas com outras angulações – a enunciação da memória e os processos de constituição das identidades são estudados a partir de autores como Michael Pollak, Maurice Halbwachs, Jacques Le Goff, Iuri Lottman, Paul Ricouer, Mikhail Bakhtin, François Dosse, Philippe Lejeune, Leonor Arfuch, Eni Orlandi, entre outros. 

Aline afirma que ter participado do evento proporcionou novas ideias para o desenvolvimento da sua própria tese: “a forma como os pesquisadores da PUC Minas trabalham com o conceito de lugares de memória, de Pierre Nora, é bastante interessante. A partir de indicações que surgiram nos debates, fui atrás de material para abrilhantar a minha própria pesquisa. Foi um grande evento!”.

Você pode acessar aos vídeos do Seminário nos seguintes links:

III Seminário Mídia e Memória – Dia 18.08

III Seminário Mídia e Memória – Dia 19.08

Fonte:  https://www.pucminas.br/sala-imprensa/noticias/Paginas/Grupo-de-Pesquisa-M%C3%ADdia-e-Mem%C3%B3ria-promove-terceiro-Semin%C3%A1rio.aspx

Autora: Aline Corso

Deixe uma resposta