Ines Aisengart Menezes

A XVIII Semana da Imagem está chegando! O evento acontecerá nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, sempre com início a partir das 17h  via streaming, com transmissão pela página do Facebook do @audiovisualidadestcav .

Hoje iremos apresentar brevemente a palestrante Ines Aisengart Menezes, que terá sua fala no dia 19 de novembro.

Ines é Graduada em Cinema (UFF) e mestre em Preservation and Presentation of the Moving Image (Universiteit van Amsterdam).

Profissionalmente como  preservacionista, Ines tem  experiência em gestão de patrimônio cultural e no mercado do audiovisual. A pesquisadora também é Co-curadora da temática Preservação na CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto desde 2017 e Trabalhou na Cinemateca Brasileira de 2016 até 2020.

A partir da palestra intitulada “Cultura digital, a cadeia produtiva e o patrimônio audiovisual”, Ines Aisengart apresentará questões sobre o gerenciamento de metadados proveniente de mídias digitais que já pereceram, com vistas às práticas da preservação audiovisual. A pesquisadora discutirá também acerca de questões tecnoculturais e políticas implicadas nestas práticas de preservação, bem como sobre as condições de trabalho e desafios de um preservacionista audiovisual no cenário brasileiro, trazendo reflexões que compõem desde a produção do material audiovisual até a gestão de patrimônio. Considerando isto, Ines expõe a necessidade de se desenvolver repositórios adequados para a conservação de materiais audiovisuais relativos ao patrimônio audiovisual brasileiro, considerados bens históricos.

Você também pode garantir o recebimento do link de inscrições no evento confirmando presença no evento aqui no Facebook:

https://www.facebook.com/events/873512393109430/

Acompanhe mais informações sobre a XVIII Semana da Imagem na Comunicação no nosso Twitter (@grupotcav) e Instagram (grupotcav).

Deixe uma resposta