Mesa sobre audiovisual e identidade abre a XIX Semana Da Imagem

A mesa de abertura da XIX Semana Da Imagem, no próximo dia 10/05, a partir das 17h, recebe os pesquisadores Julherme José Pires e Jardel Orlandin sob o tema “O audiovisual e a construção de identidades: do cinema ao YouTube”, com debate mediado pelo Prof. Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes.

A pesquisa de Julherme Pires, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, reflete as articulações construídas em sua recém defendida tese a partir do conceito da tecnotropicalidade, proveniente de um devir éthico, tecnoestético e tecnocultural, que está presente e agindo sobre as materialidades imagéticas do Brasil, tendo no arquivo-filme Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016) o foco do seu olhar.

Julherme é também Bacharel em Jornalismo e especialista em Cinema e Realização Audiovisual pela Unochapecó. Suas experiências profissionais e acadêmicas estão concentradas nas áreas do telejornalismo e do audiovisual, desde onde nutre o interesse pela pesquisa em comunicação, memória, audiovisual, arte e literatura.

Jardel Orlandin, mestre pelo mesmo programa e linha de pesquisa, recupera em sua fala os desdobramentos de sua dissertação, defendida há cerca de um ano, onde procurou perceber como a plataforma Youtube constrói sentidos identitários da América Latina e como a mesma se comporta diante da interação entre usuários e ela própria. A partir da incorporação do conceito de ethicidades (Kilpp, 2003), procura pensar sobre imaginários e como as mensagens são reforçadas ou modificadas, tendo nos construtos midiáticos uma forma de alterar a percepção daquilo que se entende por “realidade”.

Formado Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda também na Unisinos, Jardel estuda e trabalha com design e desenvolvimento de sites e softwares desde 2007. Está vinculado à isDesign Softwares Ltda. desde 2013, atuando com design de interface, experiência e usabilidade – user interface e user experience (UI/UX). Seu interesse está direcionado para as teorias da comunicação, a tecnocultura digital e a comunicação política.

Sendo esta a primeira mesa do evento, haverá em sua abertura uma fala da Profa. Dra. Suzana Kilpp e do Prof. Dr. Gustavo D. Fischer, que farão as honras da casa para receber os convidados e o público para a XIX Semana da Imagem, na expectativa de que os debates a respeito dos estudos das imagens se renovem e sigam movendo-se adiante.

Com transmissão online pelo YouTube do TCAv, a Semana da Imagem na Comunicação é um evento promovido anualmente pelo TCAv na Unisinos e conta com o apoio CAPES e FAPERGS.

Para mais informações, basta acessar a página do evento.

Deixe uma resposta