Por onde andam os egressos do TCAv? Kélliana Braghini

Integrando a série “Por onde andam os egressos do TCAv”, hoje trazemos Kélliana Braghini, graduada em Jornalismo com Habilitação em Comunicação Social pela Unochapecó (2014) e mestre em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da UNISINOS, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, entre os anos de 2016 e 2018, sob a orientação da professora Dra. Sonia Estela Montaño La Cruz.  Sobre seu período no TCAv, Kélliana afirma que:

“O processo da pós-graduação acaba sendo muito solitário, têm momentos em que a gente tem que sentar e produzir nossa pesquisa sem conversar com ninguém. Participar do Grupo TCAv abria muito a nossa mente para entender melhor os autores e fazer conexões. (…) Acho que foi o espaço que mais proporcionou crescimento e aprendizados, mais do que qualquer outra coisa durante a pesquisa”.

Crédito da imagem: Arquivo Pessoal/Kélliana Braghini

Sobre a pesquisa

Sua dissertação intitulada Atualizações da Netflix na Internet: Múltiplas Flâneries, teve como objetivo compreender de que forma a plataforma Netflix se atualiza audiovisualmente na internet. A partir da formação de constelações, a pesquisa compreende a Netflix enquanto atualização em vários espaços, como: nas redes sociais, na internet como um todo – sites e blogs -, dentro da plataforma em si, bem como os usuários que também atualizam a Netflix.

“Muito vinha se pesquisando sobre conteúdo que emergia da plataforma e não sobre as conexões que a própria plataforma promovia ali e como os usuários interagiam com aquele ambiente (..) A Netflix é um conjunto de ações, ela não é só o momento em que você entra ali e dá o play, tem um envolvimento de diversos algoritmos agindo para que aconteça uma experiência audiovisual que é múltipla.”

Crédito da imagem: Arquivo Pessoal/Kélliana Braghini

Apesar de não ter seguido no doutorado, Kélliana não descarta a possibilidade de voltar a pesquisar a plataforma. Ela demonstra seu interesse em estudar a nova funcionalidade liberada pela Netflix há poucos meses chamada “títulos aleatórios”. Segundo a pesquisadora, essa nova funcionalidade remete diretamente à programação da televisão aberta, na qual você clica em um canal sem, possivelmente, saber o conteúdo exibido.

Defesa da banca final de dissertação. Crédito da imagem: Arquivo Pessoal/Kélliana Braghini

Atuação no mercado de trabalho

Após o término do mestrado, Kélliana retornou para sua cidade natal em Santa Catarina, Chapecó. Logo que retornou, começou a trabalhar na área de marketing digital, porém, no final de 2020, Kélliana retornou ao mundo acadêmico, mas agora como professora no Centro Universitário Univel, localizado em Cascavel, Paraná. Na docência, Kélliana dá aulas no curso de Publicidade e Propaganda nas disciplinas de Redação e Marketing Digital.

Texto: Andressa Machado

Deixe um comentário