Ruínas da música pop – uma proposta de arqueologia do noise music

Visamos entender como o noise music – compreendido como um estilo musical – utiliza-se dos meios de produção da música pop (guitarras, pedais, microfones, percussão) de modo não convencional. Pervertendo suas finalidades e explorando seus recursos até atingir resultados extremos. Nos servimos dos recursos metodológicos da arqueologia da mídia principalmente no que tange as questões levantadas por seus autores em relação as condições de existências das mídias. A pergunta capital baseada nas reflexões de Jussi Parikka (2012, p. 18) pode ser sintetizada como: Considerando o contexto da música pop, quais as condições de existência do noise? Quais os recursos técnicos, midiáticos e discursivos possibilitaram (e possibilitam) sua existência? Ademais, a arqueologia em sua proposta de pensar a história das mídias á contra pelo, também nos aproxima de um autor muito caro nós, qual seja, Walter Benjamin (Huhtmano, Erkki; Parikka, Jussi, 2011). Buscamos aproximar este autor tanto em sua influência ao desenvolvimento da arqueologia da mídia, quanto em seus conceitos e sua utilização por outros para compreensão das artes de vanguarda.

Disponível em: https://youtu.be/1FLePaajl-4

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