Segundo dia da XIX Semana Da Imagem traz como tema central territórios e cidades audiovisuais

A 2° mesa da XIX Semana Da Imagem, cujo tema é “Territórios e cidades audiovisuais: entre games e dispositivos de localização”, ocorre no dia 11 de maio, a partir das 17h no canal do YouTube do Grupo TCav. Para falar sobre o tema, foram convidados Dr. Hilario Junior dos Santos e Ms. Madylene Costa Barata, com mediação da Profa. Dra. Sonia Montaño.

Hilario Junior Santos é egresso do TCav, tendo obtido o doutorado em Ciências da Comunicação pela UNISINOS com a tese: “A cidade-jogo em videogames: uma flânerie por Bioshock Infinity e Assassin’s Creed: Unity”. Sua pesquisa é centrada principalmente em como essas cidades audiovisuais não servem apenas como um background para os jogos, mas sim possuem “ambiências complexas, remixadas, projetuais e tecnoculturais, resultado da convergência entre estéticas, game designs, narrativas, tecnologias e dinâmicas”.

Além disso, Hilario é Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), especialista em Cinema, Artes Visuais nas Culturas Contemporâneas e Docência na Educação Superior. Sua formação no ensino superior começou com o bacharelado em Ciência  da Computação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, sendo que atualmente atua como Diretor de Ensino na mesma instituição.

A Mestre em Ciências da Comunicação pela UNISINOS – e também egressa do TCav – Madylene Costa Barata, é graduada em Letras e Jornalismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Dando continuidade a temas que já pesquisou durante seu período na UFPA, enquanto foi bolsista  dos projetos de extensão sobre Narrativas Orais, a dissertação de Madylene “Narratividade softwarizada: travessias no Eu sou Amazônia, do Google Earth”, buscou dissecar as imagens técnicas elaboradas pelo projeto Eu sou Amazônia e como o mesmo fazia durar a memória de uma Amazônia audiovisualizada.

Com transmissão online pelo YouTube do TCAv, a Semana da Imagem na Comunicação é um evento promovido anualmente pelo TCAv na Unisinos e conta com o apoio CAPES e FAPERGS.

Para mais informações, basta acessar a página do evento.

Deixe um comentário