Com o objetivo de preparar os doutorandos para a banca de qualificação a partir de contribuições teóricas e metodológicas, o Seminário de Tese 2022/2 da linha 1, aconteceu em formato virtual, com a participação da linha de pesquisa 2 (Linguagem e Práticas Jornalísticas), no dia 8 de novembro. Como parte do processo de formação do doutorado, reflexões críticas em relação aos conceitos de memória, tecnocultura, audiovisualidades são estimuladas por meio de considerações dos professores doutores Gustavo Daudt Fischer, João Ricardo Bittencourt, Tiago Ricciardi Correa Lopes, além das contribuições dos discentes Augusto e Flóra. Os professores doutores Maria Clara Jobst De Aquino, Ronaldo Cesar Henn e também Gustavo Fischer, contribuem com considerações para os textos dos discentes da linha 2.
A nostalgicidade do Cinema: Uma proposta de cartografia a partir dos filmes “Jogador nº1”, “It – A coisa” e “La Belle Époque” – Maximiano Duval da Silva Cirne (Linha 1)
O texto da tese submetido ao seminário de tese da linha 1 (Mídias e Processos Audiovisuais) foi desenvolvido pelo discente Maximiano Duval da Silva Cirne, intitulada de A nostalgicidade do Cinema: Uma proposta de cartografia a partir dos filmes “Jogador nº1”, “It – A coisa” e “La Belle Époque”. A tese aborda o movimento da cartografia para buscar relações do tema da nostalgia nos filmes da contemporaneidade.
Nesse sentido, o tcaviano articula a nostalgia e o cinema, avançando os estudos nas áreas da memória e da circulação de imagens, utilizando como material de análise os três filmes: “Jogador n° 1” (2018), “It – A coisa” (2017) e “La belle époque” (2019). A análise parte da narrativa ficcional que corresponde a uma experiência de atuação presente do passado dos protagonistas pelas lentes afetivas que recriam uma vivência. Diante dessa relação, Maximiano elabora a pergunta de sua pesquisa em: “Como a nostalgia se atualiza enquanto nostalgicidade no cinema a partir dos filmes ‘Jogador n°1’, ‘It – A coisa’ e ‘La belle époque’?”.
Para a sua atuação metodológica, busca utilizar o método intuitivo proposto por Bergson para distinguir os falsos e verdadeiros, além da aplicação da cartografia, flâneries, constelações e dissecações para selecionar e analisar os materiais em seu construto. Assim, pretende demarcar sentidos presentes nos materiais, como sua qualidade nostálgica e assim, organizar coleções que possibilitem iluminar significados que contribuam para o problema.
Confira a seguir uma síntese dos comentários realizados sobre o texto do discente:
Durante o seminário, os professores doutores João Ricardo Bittencourt e Tiago Ricciardi Correa Lopes, destacaram a potência do trabalho que está em desenvolvimento pelo doutorando, sendo um tema instigante e sedutor, assim elogios à fluidez que existe na leitura do texto. Houve sugestões, como: a delimitação de um território para o aprofundamento prático nas questões referentes à nostalgicidade, assim como um recorte para o encurtamento do título da tese e a reflexão sobre possíveis ideias de teóricos, como Benjamin e a ideia de criação de imaginário e fetichização da cultura, para um pensar além do passado.
Já os discentes Augusto e Flóra, destacaram características instigantes do texto do autor, possuindo um enfoque muito importante para questões da construção de nostalgia representadas no cinema. Houve também sugestões, como: aprofundamento sobre as questões metodológicas e teóricas do trabalho
Comentários destaques dos discentes da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas (linha 2)
Já nos destaques da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Jornalísticas, foram abordados os textos dos discentes Fernando, Paulo e Daniel com os comentaristas dos professores doutores Gustavo Daudt Fischer, Maria Clara Jobst De Aquino e Ronaldo Cesar Henn. No texto do discente Fernando, houve destaques sobre seu tema, com pontos muito interessantes e questões para aprofundamento teórico. Já no texto do discente Paulo, ocorreu comentários positivos diante dos pontos levantados na questão histórica do jornalismo e com questões sobre a pauta de distinção do jornalismo alterativo e hegemônico. E por fim, no texto de Daniel, foi levantado destaques sobre a estruturação informacional que ajudam o leitor a compreender a problematização das questões propostas da lava-jato de uma forma esclarecedora e com questões para considerar a investigação em outras abordagens.
Texto: Carolina Dietrich
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.