Série de lives Arqueologia das mídias: Mapas Sonoros & Discos Quadrados

Em mais uma da série de lives Arqueologia das mídias, os professores doutores Gustavo Fischer (Unisinos) e Marcio Telles (UFRGS) conversaram com a pesquisadora Thaís Aragão (UFC), cujo tema foi Mapas Sonoros & Discos Quadrados. O principal objetivo das séries é abordar questões centrais do campo da arqueologia das mídias, entre outros assuntos que circundam e fazem parte desta temática.

Thais possui graduação em comunicação social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialização e cultura pela faculdade Sete de Setembro, é mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é doutora em comunicação pela Unisinos e com estágio de doutorado pela universidade de Salford, na na Inglaterra. Além disso, Thaís integra o grupo de pesquisa Identidade e Território da UFRGS e atualmente atua na Rádio Universitária FM da UFC. Na live, Thaís conta um pouco sobre suas experiências na área dos estudos sonoros, na qual a pesquisadora diz perceber como um campo que é muito pouco abordado, em relação às outras linguagens. 

Thaís investiga principalmente questões sobre mídias, som e território e fala sobre sua metodologia utilizando mapas sonoros, bem como comenta sobre sua passagem por laboratórios de estudos de mídias do pesquisador alemão Wolfgang Ernst e demais questões envolvendo materialidades das mídias que contemplam os estudos de som na sociedade tecnocultural.

Para conferir a live completa, basta acessar o canal do YouTube da Escola de Comunicação ou pelo link: https://bit.ly/arqueologias

Texto: Andressa Machado e Bibiana de Paula

Deixe uma resposta