A pesquisa de doutorado em Comunicação, realizada por Amaury Silva, constitui o conteúdo preponderante do livro Debates Eleitorais, Direito e Comunicação, disponível em diversas livrarias físicas e virtuais. A tese foi defendida em 2021 na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.
O objeto do livro consiste em mostrar a dinâmica dos debates eleitorais em seus aspectos comunicacionais e jurídicos, como forma de apresentá-lo de modo mais abrangente. Debates Eleitorais é uma formulação inédita a serviço das reflexões sobre campanhas eleitorais, no enfoque jurídico e da comunicação; estudos acadêmicos nessas áreas e na política; docência e prática profissional que estejam de algum modo relacionados com a perspectiva desses saberes interdisciplinares.
O autor compreende que a sociedade midiatizada atual é que define a concepção do processo eleitoral. Por isso, o debate assume um caráter de essencialidade. Os meios e as mídias funcionam como condutores das vozes e enunciações, as mais diversificadas possíveis.
No entanto, a observação contemporânea exige uma abertura que contemple a consolidação da TV como meio de maior audiência, sem que a circulação se resuma a esse formato. Os debates eleitorais se estendem para as mídias sociais com as incessantes interações e disputas de narrativas dos usuários.
Sobre a pesquisa
Amaury se objetivou a compreender os modos de atualização dos debates eleitorais televisivos presidenciais na tecnoclutura contemporânea. Seu objeto empírico foi o debate eleitoral das eleições presidenciais em 2018, no Brasil, realizado em 04/10/2018, pela TV Globo.
Amaury compreendeu a importância de estender e ampliar a compreensão à forma que a TV opera segundo o estágio atual da técnica. Ao utilizar o conceito de teleaudiovisualidades (Kilpp, 2018), percebeu que os sentidos do debate eleitoral foram desencadeando materiais midiáticos de debates anteriores. Dessa forma, surgiram atualização das (tele) audiovisualidades do debate eleitoral como um movimento contínuo das imagens do debate entre redes, e que construíam sentidos diversos para estes debates: nas redes sociais nas quais os usuários se apropriam dele, em outras emissoras que dão sentidos específicos à eleição, ao debate, ao presidente, etc.
O corpus da pesquisa formou-se a partir da montagem dos debates entre mídias/mundo teleaudiovisuais – TV, ambientes de rede, como Twitter, Youtube, Instagram e Facebook.
Arranjo Metodológico
O procedimento metodológico empregado na pesquisa incluiu a metodologia das molduras, baseado em Kilpp (2003), por ser um processo desconstrutivo que inclui outras metodologias e permite cartografar territórios de experiência e significação. Nesse caso, o discente buscou a partir da cartografia as principais molduras para compreender os sentidos dados aos debates eleitorais, destacando primeiramente as principais molduras da Rede Globo.
Para Amaury “esse procedimento consistiu basicamente em parar o fluxo do vídeo, escutá-lo, verificá-lo com ou sem áudio reiteradas vezes, e assim proceder uma dissecação das imagens capturando frames que se revelam importantes como molduras”. O procedimento foi considerado fundamental para dois grandes achados da tese:
O primeiro resultou no agrupamento de quatro nichos – as principais molduras/ethicidades do debate eleitoral agrupadas em: normas, tempos, espaços e personas.
1 – Molduras normas – Normas jurídicas/ normas do debate/sorteio/ direito de resposta/ réplica/tréplica/ Horário Gratuito de propaganda Eleitoral
2- Moldura tempos teleaudiovisuais – Software, hardware, compartilhamento e mobilidade
(Tempo televisivo sob controle: fala do candidato, intervalo comercial)
3 – Moldura espaços teleaudiovisuais – arena/ púlpito/ cadeira vazia/ brasilidade/ Interfaces
4 – Moldura personas teleaudiovisuais (candidatos, apresentador, repórteres, usuários, etc.)
O segundo grande achado para a tese parte destas molduras, fundamentais para que Amaury pudesse se apropriar do conceito de teleaudiovisualidades para compreender os sentidos dados ao debate eleitoral.
O tema, considerado de extrema relevância, contribui para os estudos da comunicação quando passa a questionar o que é pensar teleaudiovisualmente a partir de um objeto – ao mesmo tempo que perpassa pela ideia da qualidade do teleaudiovisual, vai além do debate eleitoral, refletindo como ele dura para além da TV, em outras mídias.
Texto: Priscila Boeira, com informações de Flóra Simon da Silva
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