O grupo de pesquisa Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (PPGCC/Unisinos), realiza a 20ª edição da Semana da Imagem nos dias 7 a 10 de novembro. Neste ano, o evento adota o tema “Audiovisualidades da tecnocultura” e ocorre gratuitamente no formato on-line, das 17h às 19h30, com transmissão através do Zoom e do canal do TCAv no YouTube.
A programação se inicia com duas mesas formadas por convidados internacionais. No dia 7 de novembro, recebe o professor Dr. Peter Krapp (Universidade da Califórnia Irvine) com a palestra “Is the internet a museum of computing?” e, no dia 8 de novembro, a professora Dra. Lori Emerson (Universidade do Colorado) com a palestra “Situated practices in the media archaelogy”. Ambas com mediação do professor Dr. Gustavo Fischer (Unisinos).
Peter Krapp é professor de Estudos de Cinema e Mídias na UCI e suas principais publicações incluem “Medium cool” (2002), “Deja vu: Aberrations of cultural memory” (2004), “Noise channels: Glitch and error in digital culture” (2011) e “Handbook language – Culture – Communication” (2013). Seus interesses de pesquisa são: memória cultural, história e teoria dos gadgets, jogos e simulações nas representações cinematográficas e digitais. É parceiro do TCAv e já participou da Semana da Imagem em 2018 e 2020. Desta vez, irá questionar estudos que mostram a internet como a maneira mais adequada de reunir, consultar, comemorar e musealizar o que sabemos sobre computação.
Lori Emerson é professora do Departamento de Inglês e diretora do Programa de Artes, Redação e Performance na Universidade do Colorado. Conhecida por seu trabalho em arqueologia das mídias, preservação digital e arquivos digitais, possui autoria no livro “Reading writing interfaces” (2014) e co-autoria em “The Lab Book: Situated practices in media studies” (2022). É a sua primeira participação na Semana da Imagem e, durante o evento, vai comentar sobre o trabalho enquanto diretora e fundadora do Media Archaeology Lab, um museu dedicado a tecnologias obsoletas produzidas desde o século 19.
Entre o computador e a memória
Após a participação de convidados internacionais nos primeiros dias, a 20ª edição da Semana da Imagem conta com a presença de pesquisadores brasileiros. No dia 9, o Dr. Bruno Moreschi, aborda a temática “Ver e praticar a visão computacional”, na qual irá discutir as imagens que treinam máquinas e seus processos e práticas que viabilizam e inviabilizam. A mediação fica a cargo do professor Dr. João Ricardo Bittencourt (Unisinos).
Bruno Moreschi é pesquisador acadêmico e artista multidisciplinar. Suas investigações estão relacionadas a experiências de difusão e ensino de uma História da Arte mais inclusiva, além de desconstrução de sistemas e à decodificação de seus procedimentos e práticas sociais. Atualmente realiza experiências no campo da Inteligência Artificial, em processos de engenharia reversa para a realização de práticas expandidas de crítica institucional e estudos sobre camadas humanas presentes no treinamento e manutenção de infraestruturas digitais contemporâneas.
O último dia do evento promove a exibição dos curta-metragens “É assim que eu me lembro”, do Dr. Julherme Pires, e “Meu pai vestido de trabalhador”, da Ms. Analu Favretto, com o debate “Da pesquisa ao filme” junto aos seus realizadores. A mediação é do professor Dr. Tiago Ricciardi Correa Lopes (Unisinos).
Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos, Julherme Pires tem experiência profissional e acadêmica nas áreas do audiovisual e da cultura. É bacharel em Jornalismo e especialista em Cinema e Realização Audiovisual pela Unochapecó. No dia 10, Julherme apresenta o filme-experimento “É assim que eu me lembro”, produzido com arquivos de imagens e desenvolvido a partir de sua tese.
Já Analu Favretto é graduada em Cinema e Audiovisual pela UFPel e mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Seus interesses circundam questões tecnoculturais, atualizações de construtos de ruralidades e curtas-metragens brasileiros. Já participou de festivais de cinema com filmes próprios. Na Semana da Imagem, ela exibe o seu curta-metragem “Meu pai vestido de trabalhador”, que aborda imagem, memória e arquivo.
Como participar
A transmissão do evento ocorre inteiramente por streaming. Em virtude de convidados internacionais, nos dois primeiros dias será oferecida tradução na língua portuguesa no canal do TCAv no YouTube. Para assistir no idioma original, basta acessar as reuniões através do Zoom pelos seguintes links: Mesa 1 – Peter Krapp e Mesa 2 – Lori Emerson. As atividades dos últimos dias não oferecem tradução e podem ser conferidas tanto pelo YouTube quanto pelo Zoom: Mesa 3 – Bruno Moreschi e Mesa 4 – Julherme Pires e Analu Favretto.
A 20ª edição da Semana da Imagem conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Escola da Indústria Criativa, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCC), Instituto de Cultura Digital e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).
O quê: 20ª edição da Semana da Imagem
Quando: de 7 a 10 de novembro, das 17h às 19h30
Onde: Zoom e canal do TCAv no YouTube
Evento gratuito
Texto: Max Cirne
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.