•Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.
Título: Sentidos produzidos pelo sistema de recomendações na interface cultural da Netflix
Nível: Mestrado
Autor: Jader Fontoura de Moraes
Orientador: Dr. Gustavo Fischer
Ano de defesa: 2021
Tags: sistemas de recomendação, interface culturais, constelações de sentidos, Netflix, plataforma de streaming
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/10041
Jáder Fontoura de Moraes conquistou o título de Mestre em Ciências da Comunicação pelo programa de pós-graduação da Unisinos em 2021, no qual apresentou sua dissertação Sentidos produzidos pelo sistema de recomendações na interface cultural da Netflix, sob orientação do professor Dr. Gustavo Fischer. Além disso, Jáder é graduado em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2016), possui experiência em atuação nas áreas de Comunicação, Relações Públicas e Propaganda e tem como seu interesse a produção audiovisual voltada para e-learning.
Sua dissertação junto ao grupo Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, Memória e Design (TCAv) busca compreender processos que permeiam os sistemas de recomendação da plataforma de streaming Netflix. Os caminhos metodológicos, a partir de experimentos, visam identificar como interfaces culturais estabelecem sugestões que possam ser de interesse aos usuários.
O interesse de Jáder em realizar a pesquisa ocorreu justamente pela sua experiência na plataforma de streaming Netflix, no qual faz uso também de conta família dividindo o acesso com demais integrantes parentais. O sistema de recomendação acabava por misturar conteúdos, ignorando qualquer separação como classificação etária ou gênero. Por exemplo, o filme com cenas eróticas Cinquenta Tons Mais Escuro (2017) aparecia ao lado da animação infantil A Galinha Pintadinha (2009), o que ocasionou um estranhamento ao pesquisador referente à eficácia das sugestões realizadas.
Na proposta metodológica, Jáder busca através da cartografia um alicerce que possa contemplar a exploração a partir do seu objeto empírico. Dessa maneira, procurou obter um distanciamento no que diz respeito aos seus conhecimentos prévios sobre sistemas de recomendação, para averiguar, a partir da condição de flâneur, o território a ser cartografado.
Tal movimento exploratório propiciou novos olhares para a interface cultural da Netflix, na qual foram criados quatro perfis para que fossem fornecidas informações à pesquisa. Porém, utilizou apenas três deles. Capturas de telas foram coletadas para observar caminhos possíveis de serem percorridos através de recomendações ofertadas pela plataforma.
O intuito era evidenciar cada momento que havia retorno à plataforma, tendo em vista possíveis mudanças que poderiam ocorrer na interface. Esse processo passou a ser repetido quando algum novo conteúdo fosse assistido e, sendo assim, organizado de forma cronológica ao longo de 14 meses de coletas de imagens realizadas pelo Moraes. Foram mais de 750 capturas de tela após 36 programas serem reproduzidos, que serviram como base para coleção de capturas que deram novos direcionamentos de estudo de recomendação.
A partir da análise realizada, Jáder identificou a ordem de recomendação que os conteúdos oferecidos na interface cultural Netflix estão dispostos, seguindo uma proximidade similar aos hábitos de preferência do próprio usuário. Conforme é representado na imagem abaixo, onde a posição próxima ao topo e mais para esquerda demonstra a percepção dessa lógica:
Após os itens abaixo (da imagem representada), ocorre uma quebra de distribuição das categorias que possivelmente seguem o mesmo posicionamento já mencionado como lógica. Além disso, foi observado que o primeiro título recebe destaque no cabeçalho da página inicial que indicam novidades no catálogo da plataforma Netflix como, por exemplo, nova temporada de série.
Texto: Rayana Garay
Revisão: Max Cirne
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