- Os textos que compõem esta seção constituem uma investigação dos procedimentos técnico-metodológicos utilizados nas pesquisas de mestrado e de doutorado de integrantes e de egressos do Grupo TCAv.
Título do trabalho: Webdocumentários: A emergência da montagem estético-narrativa
Nível: Mestrado
Autora: Izabel Vissoto
Orientador: Dr. João Martins Ladeira
Ano de defesa: 2016
Link da dissertação: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5358
Izabel Vissotto é Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atualmente, Izabel é Assessora de Gestão do Município de Palma Sola – SC. A autora foi tema de estréia da série “Por onde andam os egressos do TCAv? Izabel Vissotto“, quando compartilhou a relevância do TCAv na sua atuação profissional.
Na pesquisa desenvolvida no mestrado, a autora teve como propósito analisar a problematização que surge das imagens que não são apenas dispostas para serem vistas, mas também e, principalmente, para serem manuseadas. A pesquisa se propôs a analisar o que emerge das possibilidades de uso, enunciando como o webdocumentário Le Défi des Bâtisseurs está estruturado e o que decorre das montagens feitas pelo usuário, em um fluxo sistêmico, construído para que ele se relacione com a obra em diferentes ambientes e de diferentes maneiras.
Em sua dissertação, a autora narra o intenso movimento teórico-metodológico, em que os atravessamentos, demandas e arranjos foram se transformando ao longo do percurso. A eleição do método cartográfico e a consciência sobre seu estado de permanente adaptação levaram a autora a denominar seu movimento metodológico de montagem transversal.
Izabel dedica um capítulo de seu trabalho ao que chamou de recriação textual de montagens, a fim de mostrar como se apresenta e constitui seu objeto de estudo (Le Défi des Bâtisseurs).
A análise da autora se dá na experimentação do empírico, que mescla filme, linguagem cinematográfica, montagem e uma experiência de jogo na construção da segunda torre da Catedral de Estrasburgo. O movimento tecnometodológico é intenso nessa relação, porque ela constantemente desconstrói suas previsões para reconhecer que as análises tradicionais sobre o sentido de montagem e linguagem recebem outras atualizações ao serem acionados no web documentário.
Essa citação da autora parece assumir a proposta tecnometodológica que temos ressaltado nesta série de postagens, demonstrando a importância desse movimento dentro da pesquisa e do reconhecimento das atualizações necessárias sobre métodos e metodologias.
Texto: Lucas Mello Ness
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