Uma perspectiva sociotécnica das tecnologias da comunicação e informação e sua importância na constituição de uma sociedade midiatizada

RESUMO: O presente artigo discute a fundamentação sociotécnica das TIC na configuração da comunicação midiatizada contemporânea à luz do pensamento de Bernard Miège. A partir da definição de alguns conceitos como mídia e inovação, problematizamos a pregnância dos discursos tecnodeterministas e a supervalorização de uma espécie de comunicação experimental viabilizada por atores sociais considerados revolucionários, mas que, quando submetida a uma análise empírica, mostra-se frágil. As tecnologias convertidas em meios parecem estar se encaminhando mais para a complementação do modelo comunicativo tradicional do que para lhe causar rupturas radicais.


GOMES, M. S. . Uma perspectiva sociotécnica das tecnologias da comunicação e informação e suas. In: Bernard Miège; Jairo Ferreira; Antônio Fausto Neto; Maria Clara Aquino Bittencourt. (Org.). Operações de Midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo. 1ed.Santa Maria: FACOS-UFSM, 2016, v. 1, p. 184-200.


*Artigo do discente Marcelo Salcedo Gomes, publicado como capítulo do livro “Operações de Midiatização: das máscaras da convergência às críticas ao tecnodeterminismo“. O livro é resultado do seminário realizado com Bernard Miège, no PPG em Ciências da Comunicação (UNISINOS), em uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Midiatização e Processos Sociais e Epistecom.

Além disso, a publicação conta com o capítulo do prof. Dr. João Martins Ladeira, intitulado “Audiovisual, Televisão, Streaming: uma exploração de suas formas e estratégias“; e com o capítulo do egresso prof. Dr. Michael Abrantes Kerr, intitulado “As TICS, os processos comunicacionais e o novo realizador audiovisual da internet“.

Deixe um comentário