“Ver, ouvir e jogar: games e audiovisualidades da Tecnocultura” é o tema da 3ª mesa que irá encerrar a XIX Semana da Imagem

A última mesa de debates da XIX Semana da Imagem, no próximo dia 12/05, a partir das 19h30, recebe a pesquisadora Ms. Camila de Ávila, e o Dr. Eduardo Harry Luersen sob o tema “Ver, ouvir e jogar: games e audiovisualidades da Tecnocultura”, com debate mediado pelo Prof. Dr. João Ricardo de Bittencourt.

A pesquisa de Camila de Ávila, doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, é dedicada aos jogos e a proposta arqueológica. Sua dissertação de mestrado, defendida em 2020 tem o título: A Incrustabilidade Durante em Jogos Digitais: Escavações de uma Archaeogamer.

Camila é Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UFN e especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela UNISINOS. Suas experiências profissionais estão concentradas no mercado publicitário, na área de criação, como diretora de arte.

Eduardo Luersen, é doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, e sua tese defendida em 2020 tem o título “RESSONÂNCIA TECNOCULTURAL: Rastros da ambiência contemporânea nas sonoridades dos jogos digitais”. Foram analisadas sonoridades de jogos de computador contemporâneos, observando 15 jogos da última década e meia, para mapear algumas das tendências predominantes e devires minoritários no seu design sonoro. Para o pesquisador, mais que os sons dos jogos em si, o que interessava era observar, através deles, reconfigurações de fundo na tecnocultura.

Eduardo realizou doutorado sanduíche na Leuphana Universität Lüneburg, Alemanha, onde teve a oportunidade de conhecer e expandir sua pesquisa no Gamification Lab.

Com transmissão online pelo YouTube do TCAv, a Semana da Imagem na Comunicação é um evento promovido anualmente pelo Grupo TCAv na Unisinos e conta com o apoio CAPES e FAPERGS. Para mais informações, basta acessar a página do evento.

Deixe uma resposta