Xavier Aldana Reyes

A Semana da Imagem se aproxima e vamos aproveitar esse momento de expectativa para conhecer um pouco mais sobre Xavier Aldana Reyes, um de nossos palestrantes. Ele é professor da Universidade Metropolitana de Manchester e fundador do Centro de Estudos Góticos de Manchester, doutor em Literatura Inglesa pela Universidade Lancaster e mestre em em Literatura Moderna e Contemporânea pelo Birkbeck College da Universidade de Londres.

Em seus estudos, ele tenciona e aponta os conceitos de “found footage” e “fake found footage”, ampliando a influência estética das imagens compartilhadas em redes sociais sobre as narrativas de terror. As imagens de câmeras de segurança do início do século XXI, as imagens pessoais compartilhadas e que oferecem aos acontecimentos um novo olhar, ou mesmo a dinâmica de compartilhamento por aplicativos e redes sociais são assumidos narrativa e esteticamente por filmes de terror – esse complexo fenômeno de múltiplos atravessamentos, influências e motivos são, a partir de um olhar crítico, compõem os temas e objetos que serão explorados por Xavier durante sua fala.

Através do Centro de Estudos Góticos de Manchester, Xavier atua fortemente na promoção e divulgação do conhecimento do gótico por meio de pesquisas, aulas e eventos. Seu trabalho de promoção científica se dá, também, por meio de sua vasta produção bibliográfica – ele é autor de obras como “Body Gothic: Corporeal Transgression in Contemporary Literature and Horror Film” (2014), Horror Film and Affect: Towards a Corporeal Model of Viewership” (2016) e “Gothic Cinema” (2019).

A palestra de Xavier na Semana da Imagem será “The what and why of found footage horror”, dia 16 de novembro às 17h, via streaming. Não perca!

Deixe uma resposta