Conheça os palestrantes da XVIII Semana da Imagem

postado em: Atualizações | 0
Inscrições: http://bit.ly/semanadaimagem2020

Segunda-feira, 16/03, 20h

Dr. Peter Krapp 🇺🇸 O erro no final da internet

Doutor em Literatura Alemã e Comparada pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara e mestre em Literatura Inglesa pela Universidade de Stirling. Atua como professor de Estudos de Cinema e Mídia da Universidade da Califórnia, Irvine. Seus interesses de pesquisa são cultura digital, história da mídia, comunicações secretas e memória cultural. Krapp é autor de Noise Channels: Glitch and Error in Digital Culture (University of Minnesota Press, 2011) e de Deja Vu: Aberrations Of Cultural Memory (Electronic Mediations) (University of Minnesota Press, 2004) e co-editor do Medium Cool, uma edição especial do South Atlantic Quarterly (Duke University Press, 2002).

Terça-feira, 17/03, 20h

Dr. Lucas Bambozzi 🇧🇷 Do invisível ao redor: arte e espaço informacional

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e mestre em Filosofia pela Escola de Engenharia, Computação e Matemática da Universidade de Plymouth, do Reino Unido. Trabalha com vídeo instalação, performances audiovisuais e projetos interativos que exploram questões do universo dos dispositivos de registro e manipulação de imagem. Foi um dos criadores do arte.mov, Festival de Arte em Mídias Móveis e do projeto Labmovel. Por meio de contínua experimentação com diversas linguagens, em suas obras são retratados os paradoxos e antagonismos do cotidiano da vida particular no contexto urbano, muitas vezes propiciando um tipo de poesia audiovisual do ordinário.

Quarta-feira, 18/03, 20h

Me. Ines Aisengart Menezes 🇧🇷 Cultura digital e impacto nas práticas de arquivo

Mestre em Estudos do Patrimônio: Preservação e Apresentação da Imagem em Movimento na Universidade de Amsterdam e graduada em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Trabalha no setor de preservação da Cinemateca Brasileira e é cocuradora da temática de preservação da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Já atuou no EYE Filmmuseum e em outros projetos nas áreas de preservação audiovisual, pesquisa, curadoria, produção, financiamento e produção editorial.

Dr. João Martins Ladeira 🇧🇷 Blackchains e criptomoedas: ruído onipresente e arquivo infindável

Doutor em Sociologia pelo Iuperj e mestre em Comunicação pela UFF. É professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação da UFPR. Atuou por sete anos como professor do PPGCC/Unisinos, instituição na qual ocupou a função de bolsista Capes/PNPD durante um estágio pós-doutoral. Ladeira é pesquisador associado aos grupos TCAv, Iesp Netsal e UFPR Nefics. Seus principais interesses de pesquisa são tecnologias da comunicação e informação, estudos de audiovisual, arqueologia da mídia e cultura visual.

Quinta-feira, 19/03, 20h

Dr. Xavier Aldana Reyes 🇬🇧 O quê e o por quê do Found Footage Horror em tempos de internet

Doutor em Literatura Inglesa pela Lancaster University e mestre em Literatura Moderna e Contemporânea pelo Birkbeck College da Universidade de Londres. Atua como professor da Universidade Metropolitana de Manchester. É especialista em filmes, ficções góticas e de terror, os seus interesses de pesquisa estão relacionados às teorias do cinema e às teorias crítica e contemporânea do pós-guerra. Reyes é fundador do Centro de Estudos Góticos de Manchester, cujo objetivo é promover e divulgar o conhecimento do gótico por meio de pesquisas, aulas e eventos para a comunidade acadêmica nacional e internacional.

Deixe uma resposta