XVI Semana da Imagem chega ao fim com palestra sobre “Design e Imagens Interativas”

No último dia 17 chegou ao fim a XVI Semana da Imagem. E para fechar a programação, os convidados Alessandra Bochio e Felipe Castellani discursaram sobre o tema “Design e Imagens Interativas”. Os trabalhos dos autores tentam dar conta do campo da hibridização, pensando em como os meios se conectam a partir de interações entre imagem, som, corpo e ambiente.

Assim, suas pesquisas artísticas e científicas apresentam uma reflexão entre a prática artística e possibilidades de conceituação, acreditando que o saber técnico e conceitual se relacionam entre si. Felipe e Alessandra vieram do campo das artes e suas obras pretendem alcançar uma outra relação do público com o audiovisual. Em busca da possibilidade de criar rupturas nos aspectos narrativos lineares, Castellani afirma “não queremos criar um som sincronizado, queremos criar um efeito de dissonância e síntese”.

Durante a palestra, os artistas apresentaram algumas instalações que fizeram partes das suas trajetórias. “Paisagens Fluidas” conta com a participação do público e demanda ludicidade. “Convergências e Modulações”, da série Im-permanências, o ponto central é a busca por uma outra temporalidade. E “Turbulências” é uma performance audiovisual que demandou uma pesquisa artística e práticas experimentais.

A Semana da Imagem é promovida pelo grupo de pesquisa de Audiovisualidades e Tecnocultura: Comunicação, memória e design (TCAv) da Unisinos, acontece anualmente e conta sempre com a participação de grandes estudiosos do audiovisual. 

+ Talvez você se interesse por:

Deixe uma resposta