A Semana da Imagem se aproxima e vamos aproveitar esse momento de expectativa para conhecer um pouco mais sobre Xavier Aldana Reyes, um de nossos palestrantes. Ele é professor da Universidade Metropolitana de Manchester e fundador do Centro de Estudos Góticos de Manchester, doutor em Literatura Inglesa pela Universidade Lancaster e mestre em em Literatura Moderna e Contemporânea pelo Birkbeck College da Universidade de Londres.
Em seus estudos, ele tenciona e aponta os conceitos de “found footage” e “fake found footage”, ampliando a influência estética das imagens compartilhadas em redes sociais sobre as narrativas de terror. As imagens de câmeras de segurança do início do século XXI, as imagens pessoais compartilhadas e que oferecem aos acontecimentos um novo olhar, ou mesmo a dinâmica de compartilhamento por aplicativos e redes sociais são assumidos narrativa e esteticamente por filmes de terror – esse complexo fenômeno de múltiplos atravessamentos, influências e motivos são, a partir de um olhar crítico, compõem os temas e objetos que serão explorados por Xavier durante sua fala.
Através do Centro de Estudos Góticos de Manchester, Xavier atua fortemente na promoção e divulgação do conhecimento do gótico por meio de pesquisas, aulas e eventos. Seu trabalho de promoção científica se dá, também, por meio de sua vasta produção bibliográfica – ele é autor de obras como “Body Gothic: Corporeal Transgression in Contemporary Literature and Horror Film” (2014), “Horror Film and Affect: Towards a Corporeal Model of Viewership” (2016) e “Gothic Cinema” (2019).
A palestra de Xavier na Semana da Imagem será “The what and why of found footage horror”, dia 16 de novembro às 17h, via streaming. Não perca!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.