Lançamento: ebook “Da Televisão às Televisualidades: Continuidades e Rupturas em Tempos de Múltiplas Plataformas”

“Da Televisão às Televisualidades: Continuidades e Rupturas em Tempos de Múltiplas Plataformas” é o novo livro publicado pelo selo PPGCOM/UFMG e organizado pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Marquioni (UTP) e pelo Prof. Dr. Gustavo Daudt Fischer (UNISINOS). O ebook inaugura o projeto de publicação periódica do Grupo de Pesquisa (GP) Estudos de Televisão e Televisualidades da Intercom (congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação).

Com o texto de apresentação “A pesquisa de televisão e televisualidades na Intercom: breve apresentação de um contexto de continuidades, rupturas e condução de projetos em rede nacional”, os pesquisadores Dr. Carlos Eduardo Marquioni e o tcaviano Dr. Gustavo Daudt Fischer buscam apresentar não apenas o GP, mas especialmente o contexto da sua constituição e formação atual. Os organizadores realizam um sobrevoo com um breve histórico do grupo de pesquisa e, também, tratam da iniciativa de pesquisa em rede junto ao GP, a qual se originou a partir da coordenação de 2018-2019. Segundo os pesquisadores,

O fato é que a coordenação do GP no mandato 2018-2019 espera, com o lançamento deste primeiro Volume, e com o estabelecimento da Iniciativa “Televisualidades de Ponta a Ponta” se firmar como grupo de pesquisa relevante (entre outros tantos de destaque que também abordam as televisualidades no país), contribuindo com o desenvolvimento das investigações do complexo ecossistema midiático em reconfiguração. (MARQUIONI; FISCHER, 2021, p. 21).


Nesta primeira publicação, o ebook se encontra organizado em três partes. Na sessão “Um Extrato da Memória do Grupo (textos de ex-coordenadores)”, como o nome já indica, procurou-se preservar a memória do grupo de pesquisa partindo dos olhares de coordenadores que já estiveram à frente do GP. Esta primeira parte nos oferece uma visada que perpassa as reconfigurações do e no contexto dos estudos de televisão e televisualidades no contexto brasileiro. Além disso, os pesquisadores que atuaram frente a coordenação do GP entre 2010 e 2017 apresentam suas percepções em relação ao contexto atual das pesquisas em televisão e televisualidades no Brasil.

Compondo a primeira sessão do ebook, temos o capítulo “Tele-visões em interfaces contemporâneas”, escrito pela nossa tcaviana e referência nos estudos de televisão, a Profa. Dra. Suzana Kilpp. Em seu texto, Kilpp (2021) aponta para o seu posicionamento de que o estudo da televisão por vezes acaba por parecer como um simplificador ao passo que reduz o seu entendimento à análise de conteúdos veiculados. Para a pesquisadora,

[…] Nas interfaces historicamente mais recentes pode-se dizer que quase sempre há televisualidades, porquanto sempre há nelas vestígios, traços ou lembranças da televisão, desde o próprio teor/tema veiculado até os formatos, as estéticas e as linguagens utilizados na construção dos conteúdos audiovisuais nelas veiculados. Nas interfaces anteriores isso já acontecia, mas de novo optamos por simplificar a discussão no artigo, embora nem sempre seja possível não recorrer a elas na análise da tele-visão, que é uma televisualidade que transcende a da mídia TV. Entretanto, isso se torna mais evidente hoje, possivelmente por conta do grande impacto que a TV causou no regime de visibilidade de imagens/ textos, uma vez que as visualidades de TV tiveram um mais rápido e massivo alastramento nos hábitos de recepção e consumo de imagens do Ocidente desde meados do século passado. (KILPP, 2021, p. 49).


Na sessão “Artigos Eleitos pelos Participantes das Sessões de Apresentação como os Melhores do GP nos Congressos Nacionais de 2018 e 2019 (em nível de mestrado e doutorado)”, apresentam artigos de pesquisadores que estão no processo de formação (nível mestrado e doutorado) que compareceram aos encontros do GP e tiveram seus artigos selecionados sendo considerados os melhores apresentados (por meio da votação realizada entre os participantes ao longo dos encontros anuais do GP de 2018 e 2019).

Já na última sessão “Um Recorte de Casos das Continuidades e Rupturas Observadas no Contexto das Múltiplas Plataformas”, conta com o mesmo caráter inclusivo da Intercom adotado para a composição da sessão anterior: “publicando e habilitando debate a partir de trabalhos de pesquisadores em formação procurando expandir tais debates para além daqueles realizados durante a apresentação dos artigos nos encontros do GP”. (MARQUIONI; FISCHER, 2021, p. 22). Para os organizadores, esta opção se justifica pela compreensão de que esta abordagem possui um potencial na contribuição com a formação dos pesquisadores, incentivando, assim, no seguimento de suas jornadas científicas. Esta sessão é composta por artigos de pesquisas em processo que também foram selecionados, porém via call for papers realizado em dois momentos nos anos de 2018 e 2019.

O ebook é gratuito e de acesso livre, sendo possível realizar o download clicando aqui.


Texto: Camila de Ávila. Revisão: Sonia Montaño.

Deixe um comentário