A Semana da Imagem iniciou mais uma edição nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2020, e em sua abertura contou com a presença da Professora Doutora Suzana Kilpp, que realizou uma breve retrospectiva acerca do evento e da trajetória do grupo de pesquisa TCAv. A mediação ficou por conta do Dr. Gustavo Fischer, que conversou com o palestrante convidado para este primeiro dia de trocas: o Doutor em Literatura Inglesa Xavier Aldana Reyes, professor da Universidade Metropolitana de Manchester e fundador do Centro de Estudos Góticos de Manchester. Com a palestra intitulada “The what and why of found footage horror”, o pesquisador abordou questões como o fenômeno do found footage, a sua dissolução de frame e história, bem como seu flerte com noções do real.
Mais do que um subgênero (como é considerado por alguns críticos) o terror found footage é visto por ele como uma técnica narrativa de enquadramento, “A razão para isto é que o que caracteriza o terror found footage não é o seu tema ou a fonte do medo, que pode variar, mas as mecânicas do filme, o modo como é estruturado e filmado”, afirma o pesquisador. Especialista em filmes, ficções góticas e de terror, Xavier também tratou a respeito da relação das imagens com a verdade/realidade e a manipulação de vídeos (como as crescentes deepfakes) que têm gerado insegurança na sociedade que vivencia uma crise de crença na verdade das imagens.
Após a apresentação de Reyes, que expôs uma perspectiva do terror found footage relacionando questões imagéticas e tecnoculturais a partir de conceitos e exemplos de imagens, o palestrante respondeu a perguntas enviadas pelos participantes que abrangeram tópicos como as imagens no contexto da pandemia da Covid-19, games de terror, desktop horror, produções no tiktok e Netflix, pesquisas de terror e as metodologias aplicadas, entre outros. A gravação da palestra está disponível no YouTube e Facebook.
A 18a Semana da Imagem na Comunicação segue até o dia 19 de novembro de 2020 e contará ainda com a presença de Dr. João Ladeira, Dr. Lucas Bambozzi e Ma. Ines Aisengart Menezes. Acompanhe as palestras via página do Facebook ou YouTube do TCAv, das 17h às 19h.
Texto: Amerian Aurich
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.