Xavier Aldana Reyes aborda o terror found footage na palestra de abertura da 18a Semana da Imagem

A Semana da Imagem iniciou mais uma edição nesta segunda-feira, 16 de novembro de 2020, e em sua abertura contou com a presença da Professora Doutora Suzana Kilpp, que realizou uma breve retrospectiva acerca do evento e da trajetória do grupo de pesquisa TCAv. A mediação ficou por conta do Dr. Gustavo Fischer, que conversou com o palestrante convidado para este primeiro dia de trocas: o Doutor em Literatura Inglesa Xavier Aldana Reyes, professor da Universidade Metropolitana de Manchester e fundador do Centro de Estudos Góticos de Manchester. Com a palestra intitulada “The what and why of found footage horror”, o pesquisador abordou questões como o fenômeno do found footage, a sua dissolução de frame e história, bem como seu flerte com noções do real.

Professor Dr. Gustavo Fischer e Dr. Xavier Aldana Reyes durante a transmissão da Semana da Imagem

Mais do que um subgênero (como é considerado por alguns críticos) o terror found footage é visto por ele como uma técnica narrativa de enquadramento, “A razão para isto é que o que caracteriza o terror found footage não é o seu tema ou a fonte do medo, que pode variar, mas as mecânicas do filme, o modo como é estruturado e filmado.”, afirma o pesquisador. Especialista em filmes, ficções góticas e de terror, Xavier também tratou a respeito da relação das imagens com a verdade/realidade e a manipulação de vídeos (como as crescentes deepfakes) que têm gerado insegurança na sociedade que vivencia uma crise de crença na verdade das imagens.

Parte da apresentação de Xavier durante sua fala na noite de abertura da Semana da Imagem

Após a apresentação de Reyes, que expôs uma perspectiva do terror found footage relacionando questões imagéticas e tecnoculturais a partir de conceitos e exemplos de imagens, o palestrante respondeu a perguntas enviadas pelos participantes que abrangeram tópicos como as imagens no contexto da pandemia da Covid-19, games de terror, desktop horror, produções no tiktok e Netflix, pesquisas de terror e as metodologias aplicadas, entre outros. A gravação da palestra está disponível no YouTube e Facebook.

Professor Dr. Xavier Aldana Reyes

A 18a Semana da Imagem na Comunicação segue até o dia 19 de novembro de 2020 e contará ainda com a presença de Dr. João Ladeira, Dr. Lucas Bambozzi e Ma. Ines Aisengart Menezes. Acompanhe as palestras via página do Facebook ou YouTube do TCAv, das 17h às 19h.

Texto: Amerian Aurich

Deixe uma resposta